Vencendo As Vozes

Nós somos muito mais que a realidade do que vemos em nosso abrir de olhos, somos muito mais do que esta pequena visão do presente.  O que somos hoje é resultado de uma cultura histórica, processada em diferentes frentes: da ética, da família, dos amigos, da cultura de massa e do trabalho. Toda essa polifonia de vozes nos formam a ser o que somos hoje.

Eu lhe pergunto você sabe quem você é? Você está vivendo seguindo quais vozes? Será que é isso que você realmente quer?

Ou este produto que você se tornou é resultado dos apontamentos que as pessoas fizeram de você, dizendo quem você deve ser ou a sociedade lhe impôs modelos e padrões qual deve se assujeitar, sem pensar ou refletir.

Será que o pensar não tem espaço nesse produto frenético da modernidade, do novo, que precisamos ser e pronto, para assim sermos aceitos e percebidos. Contudo para acompanharmos esta linha de produção do novo, devemos mudar a cada segundo e instante, para continuarmos a sermos percebidos.

Por isso, Paulo nos ensina a discernir estas vozes, dizendo:

“Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus”. (Romanos 12.2, NVI*)

Não fomos feitos para ser apenas uma imagem, sem pensamento e vida, que nos mata lentamente e nos desfaz a cada instante. Mas fomos feitos para lutar, lutar e lutar, e assim nos distanciarmos das vozes, que nos perturbam, nos controlam e nos levam para outro caminho.

O Caminho da boa, perfeita e agradável vontade de Deus, a qual Ele colocou em seus sonhos, em suas escrituras e em suas promessas, estas sãos imutáveis e não se modificam como os rótulos dos produtos de massa, mas permanecem e assim valorizam o que somos realmente.

Por isso seja forte o suficiente para vencer estas vozes e dizer não aos moldes e ser aquilo que Deus lhe chamou.

Então vá a luta e desfaça esta realidade muitas vezes acinzentada e estreita de sua vida.

Texto: Lucas Vicente.

*NVI – Nova Versão Internacional.