Talk: Guiados pelo Espírito Santo

1Jesus, cheio do Espírito Santo, voltou do Jordão e foi guiado pelo mesmo Espírito, no deserto, 2durante quarenta dias, sendo tentado pelo diabo. Nada comeu naqueles dias, ao fim dos quais teve fome.” (Lucas 4.1-2, NAA).

 

O deserto é um local solitário. Um lugar de extremos: de temperatura, de sobrevivência, de localização geográfica, de fauna e flora, dos animais mais peçonhentos. Mas pelo que parece é o local que depois da libertação, todo filho de Deus tem que passar.

 

Jesus como Filho de Deus foi levado, guiado, expelido pelo Espírito Santo para o deserto (Mateus 4.1; Marcos 1.12; Lucas 4.1). O povo de Deus, hebreu depois de sair do Egito, foi para o deserto (Êxodo 15.22). O deserto na Bíblia tem um lugar de provação antes de entrar na terra prometida, antes de começarmos a experimentar todo propósito de Deus em nossa vida.

 

O povo que saiu do Egito, morreu no deserto, peregrinando por quarenta anos no mesmo (com excessão dos menores de vinte anos e das famílias de Josué e Calebe). Tudo porque não creram, murmuraram e revoltaram-se contra Deus (Números 14.2-25; 34-35).

 

Enquanto, que Jesus foi tentado não apenas pelas inúmeras dificuldades de apenas estar no deserto, mas pelo próprio diabo, e venceu. Tudo porque entrou no deserto cheio do Espírito Santo e usou da Espada do Espírito que é a Palavra de Deus (Efésios 6.17).

 

Dessa forma, sendo guiado pelo que o Espírito Santo nos diz, por estarmos cheios Dele (Efésios 5.18-20), podemos crescer espiritualmente e sairmos do deserto de nossas vidas. Afinal, você quer morrer no deserto?

 

Oração: Pai, em nome de Jesus, me ensine a me deixar ser guiado pelo Teu Santo Espírito, por estar constantemente cheio do Espírito Santo, e de tal forma que eu uso da Espada do Espírito que é a Palavra de Deus para vencer cada desafio. Amém!

 

Texto e vídeos: Thiago Vicente*.

 

Assista a mensagem completa em vídeo de “Guiados pelo Espírito Santo”:

 

*Thiago Vicente (Instagram: @thigvi) é o idealizador e fundador do MENSAGEM DIÁRIA, Pastor, Reverendo, Teólogo, Professor de Educação Física, Personal Trainer, Especialista em Fisiologia do Exercício, Mestre com “aprovação com louvor” na área de Bíblia, Doutorando na mesma área, plantador de igrejas, casado há 12 anos e tem duas filhas.