“1Jesus, cheio do Espírito Santo, voltou do Jordão e foi guiado pelo mesmo Espírito, no deserto, 2durante quarenta dias, sendo tentado pelo diabo. Nada comeu naqueles dias, ao fim dos quais teve fome.” (Lucas 4.1-2, NAA).
O deserto é um local solitário. Um lugar de extremos: de temperatura, de sobrevivência, de localização geográfica, de fauna e flora, dos animais mais peçonhentos. Mas pelo que parece é o local que depois da libertação, todo filho de Deus tem que passar.
Jesus como Filho de Deus foi levado, guiado, expelido pelo Espírito Santo para o deserto (Mateus 4.1; Marcos 1.12; Lucas 4.1). O povo de Deus, hebreu depois de sair do Egito, foi para o deserto (Êxodo 15.22). O deserto na Bíblia tem um lugar de provação antes de entrar na terra prometida, antes de começarmos a experimentar todo propósito de Deus em nossa vida.
O povo que saiu do Egito, morreu no deserto, peregrinando por quarenta anos no mesmo (com excessão dos menores de vinte anos e das famílias de Josué e Calebe). Tudo porque não creram, murmuraram e revoltaram-se contra Deus (Números 14.2-25; 34-35).
Enquanto, que Jesus foi tentado não apenas pelas inúmeras dificuldades de apenas estar no deserto, mas pelo próprio diabo, e venceu. Tudo porque entrou no deserto cheio do Espírito Santo e usou da Espada do Espírito que é a Palavra de Deus (Efésios 6.17).
Dessa forma, sendo guiado pelo que o Espírito Santo nos diz, por estarmos cheios Dele (Efésios 5.18-20), podemos crescer espiritualmente e sairmos do deserto de nossas vidas. Afinal, você quer morrer no deserto?
Oração: Pai, em nome de Jesus, me ensine a me deixar ser guiado pelo Teu Santo Espírito, por estar constantemente cheio do Espírito Santo, e de tal forma que eu uso da Espada do Espírito que é a Palavra de Deus para vencer cada desafio. Amém!
Texto e vídeos: Thiago Vicente*.
Assista a mensagem completa em vídeo de “Guiados pelo Espírito Santo”: