TALK: Fé na vida real: A confiança de José do Egito.

Então disse José a seus irmãos: “Eu sou José! Meu pai ainda está vivo?” Mas os seus irmãos ficaram tão pasmados diante dele que não conseguiam responder-lhe. 4 “Cheguem mais perto”, disse José a seus irmãos. Quando eles se aproximaram, disse-lhes: “Eu sou José, seu irmão, aquele que vocês venderam ao Egito! 5 Agora, não se aflijam nem se recriminem por terem me vendido para cá, pois foi para salvar vidas que Deus me enviou adiante de vocês. 6 Já houve dois anos de fome na terra, e nos próximos cinco anos não haverá cultivo nem colheita. 7 Mas Deus me enviou à frente de vocês para lhes preservar um remanescente nesta terra e para salvar-lhes a vida com grande livramento . 8 “Assim, não foram vocês que me mandaram para cá, mas sim o próprio Deus. Ele me tornou ministro do faraó, e me fez administrador de todo o palácio e governador de todo o Egito. 9 Voltem depressa a meu pai e digam-lhe: Assim diz o seu filho José: Deus me fez senhor de todo o Egito. Vem para cá, não te demores. 10 Tu viverás na região de Gósen e ficarás perto de mim — tu, os teus filhos, os teus netos, as tuas ovelhas, os teus bois e todos os teus bens. 11 Eu te sustentarei ali, porque ainda haverá cinco anos de fome. Do contrário, tu, a tua família e todos os teus rebanhos acabarão na miséria.
Gênesis 45.3-11 (NVI)

 

 

A confiança de José no Senhor Deus, mesmo passando por toda dificuldade, injustiça, sofrimento, a bíblia nos mostra que o Senhor estava com ele o tempo todo, logo a benção de Abraão estava sobre ele, e tudo que ele fazia , ele prosperava.

Tudo o que ele passou, não o desqualificou, não o impediu de fazer o melhor por onde ia, de ser um homem integro, que vivesse em santidade e fizesse tudo com excelência.

Ele viveu em ousadia, aprendeu a esquecer tudo que passou para perdoar os seus irmãos e seguir em frente, ele sabia que o Senhor era sua fonte.

Sua ousadia o fazia aproveitar as poucas oportunidades que ele tinha, ele agarrava tudo com todas as suas forças, sendo o melhor na casa de Potifar , sendo o melhor na prisão e  trazendo prosperidade naquele lugar.

Quando José se apresenta para o Faraó, ele não só dá a interpretação do Sonho, mas também apresenta toda a solução sábia para aquele problema e se candidatando para o cargo, posição da qual o Senhor já o havia escolhido como o governador do Egito.

Todas estas qualidades de José, um caráter aprovado o fez chegar tão longe. Sendo o nome José significado Salvação, ele sabia que quem havia o colocado neste lugar era Deus . Ele disse para o seus irmãos:

Agora, não se aflijam nem se recriminem por terem me vendido para cá, pois foi para salvar vidas que Deus me enviou adiante de vocês. Já houve dois anos de fome na terra, e nos próximos cinco anos não haverá cultivo nem colheita. Mas Deus me enviou à frente de vocês para lhes preservar um remanescente nesta terra e para salvar-lhes a vida com grande livramento.
(Gênesis 45.5-7NVI)

José confiava plenamente no Senhor, mesmo que ele tenha passado dificuldade, ter se entristecido, ele sabia que o Senhor estava com ele e que tinha um propósito a ser cumprido na vida dele. Que possamos aprender com o exemplo de José, sua confiança plena no Senhor, ousadia, Fé, dedicação de corpo e espirito, santidade, e sua integridade, e que possamos colocar em pratica para sermos filhos aprovados do Senhor.

 

Oração: Pai em nome de Jesus, que possamos saber que vivendo em santidade, ousadia, deixando o passado para traz, olhando para frente, sabendo que o Senhor nos faz avançar, prosperar, nós iremos vivenciar todos os teus planos e propósitos em nossa vida. Que possamos crescer,  e fazer sempre o melhor daquilo que esta no alcance de nossas mãos, que nós possamos trazer o teu reino na terra e fazer a tua vontade Senhor, assim eu oro no nome de Jesus Cristo.  Amém!

 

Vídeo: Thiago Vicente.*

Resumo: Tatiane Helena.

 

*Thiago Vicente (Instagram: @thigvi) é o idealizador e fundador do MENSAGEM DIÁRIA, Pastor, Reverendo, Teólogo, Escritor, Professor de Educação Física, Personal Trainer, Especialista em Fisiologia do Exercício, Mestre com “aprovação com louvor” na área de Bíblia, Doutorando na mesma área, plantador de igrejas, casado há 12 anos e tem duas filhas.