Serpente ou diabo?

Ora, a serpente era o mais astuto de todos os animais selvagens que o Senhor Deus tinha feito. E ela perguntou à mulher: “Foi isto mesmo que Deus disse: ‘Não comam de nenhum fruto das árvores do jardim’?”(Gênesis 3.1, NVI).

 

Depois do relato da criação do universo (Gênesis 1), e depois do ser humano (Gênesis 2), em Gênesis 3 temos o relato da queda da humanidade. Os personagens principais até então eram: Deus e o ser humano: homem e mulher.

 

Por mais que tivessem aparecido outros personagens e elementos, eles ficavam a margem de toda o relato da criação e do ser humano. Até então, só Deus havia falado, criando as todas as coisas e dando ordem ao homem, e o próprio homem havia falado quando a mulher fora criada.

 

E relato da queda começa com um novo personagem, que também foi criado por Deus (porque Ele é o único criador de todas as coisas), a serpente. Ela também fala, coisa que não havia acontecido de um animal falar até então, porque os animais vieram a Adão para que ele os nomeasse.

 

E não apenas fala, mas logo quando é apresentada, a serpente era um animal astuto, sagaz, e sobre todos os animais criados. Mas então ela fala com a mulher para sugestionar a mesma a comer da árvore do conhecimento do bem e do mal que Deus proibiu dela comer.

 

Vemos claramente a trama de que a serpente quer colocar em veracidade o que Deus disse para o ser humano não fazer. Mas então seria apenas um animal, ou, seria apenas o diabo?

 

A verdade é que seriam ambos, porque o texto de Gênesis 3.1 é bem claro ao dizer que a serpente é um animal selvático como quando Deus criou os animais terrestres (Gn 1.24), mas ela fala coisa que nenhum animal falou até então. E quando a serpente é amaldiçoada, não apenas para se tornar um animal rastejante (Gn 3.14), mas também que seria destruída pelo filho da mulher (Gn 3.15).

 

É uma profecia acerca do Messias que iria vir, que foi cumprida em Jesus Cristo para tirar a autoridade da serpente sobre a terra (Lucas 4.5-6; João 16.11). Essa serpente também era satanás ou o diabo.

 

“9 O grande dragão foi lançado fora. Ele é a antiga serpente chamada Diabo ou Satanás, que engana o mundo todo. Ele e os seus anjos foram lançados à terra.” (Apocalipse 12.9, NVI).

 

O diabo para falar com a mulher ou com homem e incita-los contra Deus, usou da estratégia de se disfarçar e usou da legalidade de um corpo na terra para “baixar” na serpente, para ser incorporado na serpente. Dessa forma, a resposta é que a serpente de Gênesis 3 é o animal serpente e o diabo, satanás, diabo ao mesmo tempo.

 

Oração: Pai em nome de Jesus, obrigado porque o relato da queda me revela que o diabo, satanás, virá sempre disfarçado e colocando em cheque a sua Palavra para que eu peque dando legalidade a ele e me afastando de Ti. Obrigado que pela autoridade e poder do Espírito Santo e do nome de Jesus posso vencer a toda tentação como mandar ele embora da minha vida. Amém.

 

Texto e vídeo: Thiago Vicente*

 

*Thiago Vicente (Instagram: @thigvi) é o idealizador e fundador do MENSAGEM DIÁRIA, Pastor, Reverendo, Teólogo, Professor de Educação Física, Personal Trainer, Especialista em Fisiologia do Exercício, Mestre com “aprovação com louvor” na área de Bíblia, Doutorando na mesma área, plantador de igrejas, casado há 12 anos e tem duas filhas.