3 Ora, a serpente era o mais astuto de todos os animais selvagens que o Senhor Deus tinha feito. E ela perguntou à mulher: “Foi isto mesmo que Deus disse: ‘Não comam de nenhum fruto das árvores do jardim’?”(Gênesis 3.1, NVI).
Depois do relato da criação do universo (Gênesis 1), e depois do ser humano (Gênesis 2), em Gênesis 3 temos o relato da queda da humanidade. Os personagens principais até então eram: Deus e o ser humano: homem e mulher.
Por mais que tivessem aparecido outros personagens e elementos, eles ficavam a margem de toda o relato da criação e do ser humano. Até então, só Deus havia falado, criando as todas as coisas e dando ordem ao homem, e o próprio homem havia falado quando a mulher fora criada.
E relato da queda começa com um novo personagem, que também foi criado por Deus (porque Ele é o único criador de todas as coisas), a serpente. Ela também fala, coisa que não havia acontecido de um animal falar até então, porque os animais vieram a Adão para que ele os nomeasse.
E não apenas fala, mas logo quando é apresentada, a serpente era um animal astuto, sagaz, e sobre todos os animais criados. Mas então ela fala com a mulher para sugestionar a mesma a comer da árvore do conhecimento do bem e do mal que Deus proibiu dela comer.
Vemos claramente a trama de que a serpente quer colocar em veracidade o que Deus disse para o ser humano não fazer. Mas então seria apenas um animal, ou, seria apenas o diabo?
A verdade é que seriam ambos, porque o texto de Gênesis 3.1 é bem claro ao dizer que a serpente é um animal selvático como quando Deus criou os animais terrestres (Gn 1.24), mas ela fala coisa que nenhum animal falou até então. E quando a serpente é amaldiçoada, não apenas para se tornar um animal rastejante (Gn 3.14), mas também que seria destruída pelo filho da mulher (Gn 3.15).
É uma profecia acerca do Messias que iria vir, que foi cumprida em Jesus Cristo para tirar a autoridade da serpente sobre a terra (Lucas 4.5-6; João 16.11). Essa serpente também era satanás ou o diabo.
“9 O grande dragão foi lançado fora. Ele é a antiga serpente chamada Diabo ou Satanás, que engana o mundo todo. Ele e os seus anjos foram lançados à terra.” (Apocalipse 12.9, NVI).
O diabo para falar com a mulher ou com homem e incita-los contra Deus, usou da estratégia de se disfarçar e usou da legalidade de um corpo na terra para “baixar” na serpente, para ser incorporado na serpente. Dessa forma, a resposta é que a serpente de Gênesis 3 é o animal serpente e o diabo, satanás, diabo ao mesmo tempo.
Oração: Pai em nome de Jesus, obrigado porque o relato da queda me revela que o diabo, satanás, virá sempre disfarçado e colocando em cheque a sua Palavra para que eu peque dando legalidade a ele e me afastando de Ti. Obrigado que pela autoridade e poder do Espírito Santo e do nome de Jesus posso vencer a toda tentação como mandar ele embora da minha vida. Amém.
Texto e vídeo: Thiago Vicente*