Série de Mensagens: Fé para vencer problemas: O exemplo de Isaque

16 Então Abimeleque pediu a Isaque: “Sai de nossa terra, pois já és poderoso demais para nós”. 17 Por isso Isaque mudou-se de lá, acampou no vale de Gerar e ali se estabeleceu. 18 Isaque reabriu os poços cavados no tempo de seu pai Abraão, os quais os filisteus fecharam depois que Abraão morreu, e deu-lhes os mesmos nomes que seu pai lhes tinha dado. 19 Os servos de Isaque cavaram no vale e descobriram um veio d’água. 20 Mas os pastores de Gerar discutiram com os pastores de Isaque, dizendo: “A água é nossa!” Por isso Isaque deu ao poço o nome de Eseque, porque discutiram por causa dele. 21 Então os seus servos cavaram outro poço, mas eles também discutiram por causa dele; por isso o chamou Sitna. 22 Isaque mudou-se dali e cavou outro poço, e ninguém discutiu por causa dele. Deu-lhe o nome de Reobote, dizendo: “Agora o Senhor nos abriu espaço e prosperaremos na terra”. 23 Dali Isaque foi para Berseba. 24 Naquela noite, o Senhor lhe apareceu e disse: “Eu sou o Deus de seu pai Abraão. Não tema, porque estou com você; eu o abençoarei e multiplicarei os seus descendentes por amor ao meu servo Abraão”. 25 Isaque construiu nesse lugar um altar e invocou o nome do Senhor. Ali armou acampamento, e os seus servos cavaram outro poço.” (Gênesis 26.16-25 NVI)

 

Nós temos o desafio de sermos praticantes da palavra, e colocarmos a fé em prática. E o exemplo de Isaque vem nos ensinar, a termos fé para vencermos os problemas. Isaque estava vivendo um momento difícil, delicado, habitava em uma terra onde a fome era presente. E hoje estamos vivendo em um tempo difícil como Isaque viveu, porém Deus o assistia, assim como nos observa hoje no meio da dificuldade e entra com providência. A palavra do Senhor é clara quando nos diz que há diversos tempos na terra.  (“Tempo de chorar, tempo de rir, tempo de prantear, tempo de dançar” Eclesiastes 3: 1-8). A Bíblia vem nos dizer em Gênesis a partir do Capitulo 25, que a benção que estava sobre seu Pai Abraão, após a sua morte, Deus abençoou Isaque.

 

Assim também, a Benção de Deus chegou a todos nós:

 

“Já os que se apoiam na prática da Lei estão debaixo de maldição, pois está escrito: “Maldito todo aquele que não persiste em praticar todas as coisas escritas no livro da Lei”.11É evidente que diante de Deus ninguém é justificado pela Lei, pois “o justo viverá pela fé”.12A Lei não é baseada na fé; ao contrário, “quem praticar estas coisas por elas viverá”.13Cristo nos redimiu da maldição da Lei quando se tornou maldição em nosso lugar, pois está escrito: “Maldito todo aquele que for pendurado num madeiro”.14Isso para que em Cristo Jesus a bênção de Abraão chegasse também aos gentios, para que recebêssemos a promessa do Espírito mediante a fé.” (Gálatas 3.10-14, NVI).

 

 

Abraão, Isaque, mesmo em meio ao caos , viveram uma vida de obediência, dependência ao Senhor, vivendo em Fé, sendo a benção por onde eles iam. Isaque colheu a cem por um, pois o Senhor o abençoou.  A benção é condicional a obediência e viver pelo reino, pois se vivermos somente para nós a benção que está sobre nós não será ativa e eficaz, e não estaremos vivendo a verdade do propósito da qual o Senhor tem para nós. Isaque obedeceu  prontamente, com o coração grato, adorava ao Senhor por onde ele ia levantava altares. Que possamos nos espelhar no exemplo de Isaque que era um verdadeiro adorador, pois assim como na palavra do Senhor diz:

No entanto, está chegando a hora, e de fato já chegou, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade. São estes os adoradores que o Pai procura. (Joao 4.23, NVI).

 

Oração: Pai em nome de Jesus, que possamos seguir o exemplo de Isaque que obedeceu prontamente, que vivia em adoração ao Senhor, onde ele ia a benção estava sobre ele,  que possamos te adorar em espirito e em verdade, sabendo que tudo é para ti, para honra e tua Glória, que possamos viver está fé ativa no meio do caos para vencermos os problemas, e nos rendermos em adoração e sermos bênçãos onde estivermos. Amém.

 

Vídeo: Thiago Vicente*.

Resumo: Taty Helena.

 

*Thiago Vicente (Instagram: @thigvi) é o idealizador e fundador do MENSAGEM DIÁRIA, pastor, reverendo, teólogo, professor de educação física, personal trainer, especialista em fisiologia do exercício, mestre com aprovação com louvor na área de Bíblia, plantador de igrejas, casado há 12 anos e tem duas filhas.