Série de Mensagens : Fé na vida Real / A confiança de José do Egito.

Então disse José a seus irmãos: “Eu sou José! Meu pai ainda está vivo?” Mas os seus irmãos ficaram tão pasmados diante dele que não conseguiam responder-lhe. 4 “Cheguem mais perto”, disse José a seus irmãos. Quando eles se aproximaram, disse-lhes: “Eu sou José, seu irmão, aquele que vocês venderam ao Egito! 5 Agora, não se aflijam nem se recriminem por terem me vendido para cá, pois foi para salvar vidas que Deus me enviou adiante de vocês. 6 Já houve dois anos de fome na terra, e nos próximos cinco anos não haverá cultivo nem colheita. 7 Mas Deus me enviou à frente de vocês para lhes preservar um remanescente nesta terra e para salvar-lhes a vida com grande livramento . 8 “Assim, não foram vocês que me mandaram para cá, mas sim o próprio Deus. Ele me tornou ministro do faraó, e me fez administrador de todo o palácio e governador de todo o Egito. 9 Voltem depressa a meu pai e digam-lhe: Assim diz o seu filho José: Deus me fez senhor de todo o Egito. Vem para cá, não te demores. 10 Tu viverás na região de Gósen e ficarás perto de mim — tu, os teus filhos, os teus netos, as tuas ovelhas, os teus bois e todos os teus bens. 11 Eu te sustentarei ali, porque ainda haverá cinco anos de fome. Do contrário, tu, a tua família e todos os teus rebanhos acabarão na miséria.
Gênesis 45.3-11 (NVI)

 

Imagine você, que Deus te dê um sonho maravilhoso sobre o seu futuro. E então, para confirmar que não foi apenas um sonho qualquer, Ele repita o sonho mas ainda mais maravilhoso ainda.

 

No entanto, depois desse sonho tudo dá errado. Você é traído pela própria família, você passa a ter dificuldade até para sobreviver, você encontra-se num lugar estranho fora da sua terra, e está sozinho, numa cultura, língua e deuses diferente da sua terra natal. E então, as coisas começam a dar certo, mas então mais uma injustiça ocorre com você, e você ainda vai preso nessa terra estranha por algo que você não fez. E para piorar, quando você ajuda as pessoas quando elas estão na pior, elas esquecem de você, e te deixam continuar na sarjeta.

 

José do Egito, viveu tudo isso por 13 longos anos. E mesmo assim Deus estava com ele, a benção de Deus o acompanhava, e ele prosperava. Até que do dia para noite ele se torna a pessoa mais importante e poderosa do maior império daquela região.

 

O estágio preparatório de José para seu grande dia, queria moldar seu caráter e aperfeiçoar o dom que já tinha, e acima de tudo aprender a confiar em Deus. Mas para isso, José teve que: manter-se me santidade, aprendeu a lidar com a injustiça, agiu com ousadia, teve que perdoar a todos, e sabia que a sua fonte era o SENHOR.

 

Da mesma forma, entenda que: tudo coopera para o bem daqueles que amam a Deus e são chamados segundo seu propósito, portanto permaneça firme, fiel a Deus, confiando que sua vida está nas mãos Dele, e de mais ninguém.

 

 

Oração: Pai, eu te agradeço porque minha vida está nas Suas mãos, não me importa o que me aconteça, mas te peço para me ajudar a me manter firme, em confiança mesmo quando não veja ou não entenda. Em nome de Jesus. Amém!

 

Texto e vídeo: Thiago Vicente.*

 

*Thiago Vicente (Instagram: @thigvi) é o idealizador e fundador do MENSAGEM DIÁRIA, Pastor, Reverendo, Teólogo, Escritor, Professor de Educação Física, Personal Trainer, Especialista em Fisiologia do Exercício, Mestre com “aprovação com louvor” na área de Bíblia, Doutorando na mesma área, plantador de igrejas, casado há 12 anos e tem duas filhas.