Então disse José a seus irmãos: “Eu sou José! Meu pai ainda está vivo?” Mas os seus irmãos ficaram tão pasmados diante dele que não conseguiam responder-lhe. 4 “Cheguem mais perto”, disse José a seus irmãos. Quando eles se aproximaram, disse-lhes: “Eu sou José, seu irmão, aquele que vocês venderam ao Egito! 5 Agora, não se aflijam nem se recriminem por terem me vendido para cá, pois foi para salvar vidas que Deus me enviou adiante de vocês. 6 Já houve dois anos de fome na terra, e nos próximos cinco anos não haverá cultivo nem colheita. 7 Mas Deus me enviou à frente de vocês para lhes preservar um remanescente nesta terra e para salvar-lhes a vida com grande livramento . 8 “Assim, não foram vocês que me mandaram para cá, mas sim o próprio Deus. Ele me tornou ministro do faraó, e me fez administrador de todo o palácio e governador de todo o Egito. 9 Voltem depressa a meu pai e digam-lhe: Assim diz o seu filho José: Deus me fez senhor de todo o Egito. Vem para cá, não te demores. 10 Tu viverás na região de Gósen e ficarás perto de mim — tu, os teus filhos, os teus netos, as tuas ovelhas, os teus bois e todos os teus bens. 11 Eu te sustentarei ali, porque ainda haverá cinco anos de fome. Do contrário, tu, a tua família e todos os teus rebanhos acabarão na miséria.
Gênesis 45.3-11 (NVI)
Imagine você, que Deus te dê um sonho maravilhoso sobre o seu futuro. E então, para confirmar que não foi apenas um sonho qualquer, Ele repita o sonho mas ainda mais maravilhoso ainda.
No entanto, depois desse sonho tudo dá errado. Você é traído pela própria família, você passa a ter dificuldade até para sobreviver, você encontra-se num lugar estranho fora da sua terra, e está sozinho, numa cultura, língua e deuses diferente da sua terra natal. E então, as coisas começam a dar certo, mas então mais uma injustiça ocorre com você, e você ainda vai preso nessa terra estranha por algo que você não fez. E para piorar, quando você ajuda as pessoas quando elas estão na pior, elas esquecem de você, e te deixam continuar na sarjeta.
José do Egito, viveu tudo isso por 13 longos anos. E mesmo assim Deus estava com ele, a benção de Deus o acompanhava, e ele prosperava. Até que do dia para noite ele se torna a pessoa mais importante e poderosa do maior império daquela região.
O estágio preparatório de José para seu grande dia, queria moldar seu caráter e aperfeiçoar o dom que já tinha, e acima de tudo aprender a confiar em Deus. Mas para isso, José teve que: manter-se me santidade, aprendeu a lidar com a injustiça, agiu com ousadia, teve que perdoar a todos, e sabia que a sua fonte era o SENHOR.
Da mesma forma, entenda que: tudo coopera para o bem daqueles que amam a Deus e são chamados segundo seu propósito, portanto permaneça firme, fiel a Deus, confiando que sua vida está nas mãos Dele, e de mais ninguém.
Oração: Pai, eu te agradeço porque minha vida está nas Suas mãos, não me importa o que me aconteça, mas te peço para me ajudar a me manter firme, em confiança mesmo quando não veja ou não entenda. Em nome de Jesus. Amém!
Texto e vídeo: Thiago Vicente.*