Rode – A oração tem Poder!

Então, Pedro, caindo em si, disse: Agora, sei, verdadeiramente, que o Senhor enviou o seu anjo e me livrou da mão de Herodes e de toda a expectativa do povo judaico. Considerando ele a sua situação, resolveu ir à casa de Maria, mãe de João, cognominado Marcos, onde muitas pessoas estavam congregadas e oravam. Quando ele bateu ao postigo do portão, veio uma criada, chamada Rode, ver quem era; reconhecendo a voz de Pedro, tão alegre ficou, que nem o fez entrar, mas voltou correndo para anunciar que Pedro estava junto do portão.Eles lhe disseram: Estás louca. Ela, porém, persistia em afirmar que assim era. Então, disseram: É o seu anjo. Entretanto, Pedro continuava batendo; então, eles abriram, viram-no e ficaram atônitos. Atos 12.11-16 ARA

 

Hoje vamos narrar a respeito de Rode uma jovem serva que trabalhava na casa de Maria, mãe de João Marcos, escritor do Evangelho de Marcos, em cuja casa uma pequena congregação de Jerusalém costumava se reunir-se para orar. Sua história começa quando atendeu um chamado à porta durante a noite. Naquele tempo os cristãos sofriam dura perseguição, Herodes Antipas, neto de Herodes o Grande já havia passado a fio de espada Tiago, irmão de João. Mandara também prender Pedro para o executar após a Festa da Páscoa. A igreja orava incessantemente em favor da libertação de Pedro. O Senhor envia um anjo que liberta Pedro da prisão.

 

O texto narra que Rode reconheceu a voz de Pedro ( minhas ovelhas ouvem minha voz)então sabemos que Pedro deve ter conversado com ela. Rode ficou tão alegre que esqueceu de abrir a porta e interrompeu a reunião de oração para anunciar que Pedro estava diante da porta. Certamente Rode também estava orando por sua libertação.Os cristãos não creram nela e chegaram a duvidar de sua sanidade: Estás louca! Concluíram que o visitante poderia ser um anjo de Pedro, pois havia uma crença que todo judeu recebia um anjo guardião semelhante a ele. Apesar de ser serva ela ignorou a zombaria e insistiu que Pedro estava a porta. Foi só quando ouviram alguém batendo a porta, que foram abrir e ficaram perplexos. O que extraímos deste pequeno episódio de Rode?

 

Muitas vezes enfrentamos forte oposição e parece mais fácil ceder, desistir, abandonar. Entretanto é tempo de permanecermos firmes no Senhor e na força de Seu Poder. A alegria de Rode no Senhor e a sua força de caráter para permanecer, perseverar são atributos valiosos e devem fazer parte da nossa vida cristã. Rode era apenas uma serva, você pode estar se achando insignificante, sem valor perante as pessoas. Porém Rode foi a primeira que ouviu a voz de Pedro e espalhou a notícia que Deus havia respondido as orações daquela pequena congregação. Não existe nenhuma situação difícil para Deus. O nosso Deus é um Deus que salva; ele é o Soberano, ele é o Senhor que nos livra da morte( Salmos 68:20).Deus responde às orações!

 

Rode estava na expectativa da resposta de Deus e estava junto a pequena congregação. Quero te incentivar hoje a orar e aguardar com grande expectativa a mão do Senhor agindo ao Teu favor, de tua família, na tua Igreja. A oração tem poder.  A Oração quebra cadeias. A oração move a mão de Deus. A oração liga o céu a terra.

 

Oração: Pai Amado, assim como Rode queremos estar sempre alegres e perseverantes na oração para anunciar os grandes feitos do Senhor. Se pedirmos alguma coisa segundo a Tua vontade, o Senhor nos ouve. Aguardamos com  grande expectativa a sua resposta. Oramos no nome de Jesus.

 

Texto e Vídeo: Mônica Vicente

 

Mônica Vicente é evangelista, plantadora de Igreja, teóloga, turismóloga, casada há 39 anos, tem dois filhos casados e duas netas.