Quero Retribuir

“Filhos, obedeçam a seus pais no Senhor, pois isso é justo. “Honra teu pai e tua mãe” – este é o primeiro mandamento com promessa – “para que tudo te corra bem e tenhas longa vida sobre a terra”. (Efésios 6.1-3, NVI).

Todos nós como filhos em algum momento já dissemos essa famosa frase:

– Nossa meu pai e minha mãe são muito chatos, eles pegam muito no meu pé!

Talvez essa frase era sempre recorrente em nossa adolescência que é uma fase da vida que estamos dispostos a desbravar o mundo, sem nem imaginar as consequências ruins que isso talvez nos traria, pois estávamos ainda desenvolvendo nosso caráter e não tínhamos ideia de que nosso corpo é falível e não somos super-heróis. E por isso Deus deu autoridade para os nossos pais sobre a nossa vida, para nos resguardar e nos ensinar.

Mas hoje quando somos mais velhos, compreendemos e admiramos tudo que nossos pais fizeram por nós a nossa vida toda, pensamos em todas as renúncias que eles fizeram para nos dar amor e proteção. E então transformamos aquele sentimento de revolta da adolescência em amor e admiração que não cabem em nosso coração, e então é chegada a nossa vez de retribuir tudo que nossos pais fizeram por nós, é a nossa vez de os amar e os proteger, e ensinar coisas que aprendemos que eles ainda não sabem.

Queridos vamos amar, honrar, ter paciência e admiração por aqueles que ofertaram noites de sono cuidando de nós, trabalharam incansavelmente, se preocuparam se comíamos direito e se levamos o nosso casaco.

Hoje amados retribuam, e mesmo que você não tenha grandes lembranças de seus pais, ou se eles foram um pouco ausentes os perdoe e os ame, faça você a diferença na vida deles.

Texto: Ana Flávia Thomazinho.

*NVI – Nova Versão Internacional.