Propósito de Deus

“Ninguém te poderá resistir todos os dias da tua vida; como fui com Moisés, assim serei contigo; não te deixarei, nem te desampararei. Sê forte e corajoso, porque tu farás este povo herdar a terra que, sob juramento, prometi dar a seus pais. Tão-somente sê forte e mui corajoso para teres o cuidado de fazer segundo toda a lei que meu servo Moisés te ordenou; dela não te desvies, nem para a direita nem para a esquerda, para que sejas bem-sucedido por onde quer que andares. Não cesses de falar deste Livro da Lei; antes, medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer segundo tudo quanto nele está escrito; então, farás prosperar o teu caminho e serás bem-sucedido. Não to mandei eu? Sê forte e corajoso; não temas, nem te espantes, porque o SENHOR, teu Deus, é contigo por onde quer que andares.” (Josué 1.5 – 9 – ARA*).

Sabemos que Deus é Todo-Poderoso e por isso achamos que o que Ele planejou para a nossa vida acontecerá automaticamente, porque Deus disse, o Senhor planejou. Mas pare e pense: Se a vontade de Deus acontece e assim seus propósitos nas vidas da pessoas, também automaticamente, por que vivemos um mundo tão caótico?

 Mais de 90% da população brasileira é cristã, e por que nosso país é tão violento, corrupto, e parece que não tem jeito?

Para viver o propósito de Deus, precisamos:

Nos esforçar ao máximo (vs 1.6,7,9) significa permanecermos de pé, lutarmos, batalharmos, fazer a nossa parte. Iremos cair, mas levantamos e tentamos de novo, sermos persistentes.

Ser corajoso (Js 1.6,7,9): é ser sólido, duro, obstinado. Ser teimoso no sentido de tentar e persistir. Mesmo que seja impossível e tudo esteja contra.

Conhecer e fazer a vontade de Deus (Js 1.7-8): esta é boa, perfeita e agradável (Rm 12.2). Mas os nossos propósitos e corações são maus. E por isto devemos conhecer, meditando, estudando, praticando o que a Bíblia (a Palavra de Deus) diz. E só então, ser forte, corajoso e fazer a vontade de Deus fará que sejamos bem-sucedidos, alcancemos sucesso completo em Deus.

Ter a presença de Deus (Js 1.5,7,9): conhecendo e fazendo a vontade de Deus através da Palavra, fará com que Deus fique conosco. Ele será conosco, não nos deixará, nem nos desamparará. Onde quer que andemos, Deus irá, e trabalhemos ao máximo sendo bem-sucedidos.

 O maior responsável por não viver o propósito de Deus na sua vida é você!

 Vamos começar?

 Texto: Thiago Vicente/Mônica Vicente

 * Tradução Almeida Revista e Atualizada