Pecado, Melhor Não Falar?

Aí alguns mestres da Lei e fariseus levaram a Jesus uma mulher que tinha sido apanhada em adultério e a obrigaram a ficar de pé no meio de todos.Eles disseram: — Mestre, esta mulher foi apanhada no ato de adultério. De acordo com a Lei que Moisés nos deu, as mulheres adúlteras devem ser mortas a pedradas. Mas o senhor, o que é que diz sobre isso?‘Como eles continuaram a fazer a mesma pergunta, Jesus endireitou o corpo e disse a eles: — Quem de vocês estiver sem pecado, que seja o primeiro a atirar uma pedra nesta mulher! Depois abaixou-se outra vez e continuou a escrever no chão. Quando ouviram isso, todos foram embora, um por um, começando pelos mais velhos. Ficaram só Jesus e a mulher, e ela continuou ali, de pé. Então Jesus endireitou o corpo e disse: — Mulher, onde estão eles? Não ficou ninguém para condenar você? — Ninguém, senhor! — respondeu ela. Jesus disse: — Pois eu também não condeno você. Vá e não peque mais! ( João 8.3-5, 8-11 – *NTHL)

O pecado representa a ambiguidade pessoal e coletiva na condição humana, de não se orientar para o Reino de Deus, que representa a vontade de Deus. O homem tem que reconhecer sua limitação, isto é sua finitude.

Aquela mulher foi surpreendida em adultério, este ato é totalmente contra a vontade de Deus, pois o Senhor criou o homem e a mulher para viverem em amor, respeito e união.

Aqueles mestres ou aqueles religiosos, estavam ansiosos para ouvir a Jesus sobre a questão do pecado. Jesus os surpreendeu ao declarar que o pecado é parte do homem, pois a bíblia diz que se dissermos que não temos pecado, somos mentirosos. Justamente este era o sentido daqueles fariseus, em não confessar o pecado, mas de apenas acusar o próximo.

O reconhecimento do pecado, faz com que deslumbremos a graça de Deus. Aquela mulher reconheceu o pecado em que estava vivendo e vislumbrou a graça de Deus.

Jesus ensinou que Ele não veio ao mundo para condenar o mundo e sim para salvar o pecador.

Nesta perspectiva bíblica devemos sim confessar os nossos pecados, confrontar os nossos erros e através da fé ter uma nova vida em amor, dom maior de Deus.

Você quer mudança, quer viver uma nova vida?

Converse agora com Jesus, conversar é orar, conte a Ele suas fraquezas e tenha a certeza da resposta:

Pois eu também não condeno você. Vá e não peque mais!

Texto: Mônica Vicente

*Tradução: Linguagem de Hoje