Para Ir Além Da Oração

“Busquem, pois, o Reino de Deus, e essas coisas lhes serão acrescentadas. “Não tenham medo, pequeno rebanho, pois foi do agrado do Pai dar-lhes o Reino. Vendam o que têm e dêem esmolas. Façam para vocês bolsas que não se gastem com o tempo, um tesouro nos céus que não se acabe, onde ladrão algum chega perto e nenhuma traça destrói. Pois onde estiver o seu tesouro, ali também estará o seu coração”. ( Lucas 12.31-34 – NVI*)

Os nossos passos vão contra o vento de nossas palavras, pois se desfazem no término de nossas preces. Para aonde vai nosso amor e ardor à procura do Salvador, em nossos gritos no trânsito e nossa truculência com o outro.

Onde ela se encontra na falta de paciência e complacência com nossos amigos e familiares.

Para onde e para quem é o nosso discurso. Será que nossa vida é apenas uma peça teatral qual encarnamos personagens, que só existem na ficção de nossas palavras.

Até quando vamos viver este sonho de uma noite de verão, acordarmos para algo além de cultos e orações vazias. Que nosso culto, que nossa oração, seja escrita com carne e sangue, com o decorrer de nosso dia, que rimamos mais com o amor do que com apontar de dedo e desculpas.

Pois nossa realidade pode ser além dessa que vemos repassar na tv, no rádio, nos jornais, nas redes sociais, um contexto de raiva, violência e corrupção. Fazendo-nos pensar que a solução de nossas dores é uma bomba atômica destinada ao emaranhado do plenário em Brasília. Ao invés disso, a resposta está diante de nós o tempo todo, no término de nossas orações, esteja presente em nossos gestos, reações e falas.

São elas que redefinem a cultura de nossa geração e de nossa realidade, então é tempo de reorientá-las para além do egoísmo e da individualidade. Contudo consiste no amor para o diferente, no respeito as ideias contrárias, no perdão do erro no trânsito, na honestidade dos atos, e na certeza de viver mais por outros do que para si mesmo.

Assim podemos fazer uma oração durar mais do que o vento e se renovar com a aurora, para então reescrever os paradigmas de nosso tempo.   

ORE: SENHOR EU QUERO VIVER E SER A MINHA ORAÇÃO, EM NOME DE JESUS! AMÉM!

Texto: Lucas Guimarães Vicente

Tradução NVI*: Nova Versão Internacional