Palavras Torpes? A boca fala do que o coração está cheio!

Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, e sim unicamente a que for boa para edificação, conforme a necessidade, e, assim, transmita graça aos que ouvem. “(Efésios 4:29 ARA)

A carta de Efésios no capítulo IV, contém uma série de exortações para se viver de acordo com a fé e a vocação cristã. A vocação cristã se manifesta na profunda renovação da pessoa, abandonando vários hábitos mundanos, conciliando pensamentos, palavras e ações com a realidade da nova vida em Cristo Jesus. Assim sendo a bondade, a justiça e a verdade agora governam o coração em todos os relacionamentos: de esposas e maridos, pais e filhos e senhores com empregados. “Devemos viver de maneira digna da vocação que fomos chamados sendo humildes, dóceis, suportando uns aos outros em amor”, Paulo descreve. Um dos maiores “obstáculos “para se viver de modo digno está no que sai da boca, pois a boca transmite aquilo que se encontra dentro do coração. “Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe! Eu te pergunto: O que sai diariamente da sua boca, desde a manhã até o anoitecer? Palavras são sementes, o que você semear irá colher.

 

Torpe, segundo dicionário significa: baixo, desprezível, desprezível, indecoroso, indigno, infame, sórdido, túrbido, vil. Odioso, vergonhoso. Quando você profere palavras com intenção de ofender, denigrir ou diminuir uma pessoa, está usando sua boca para “decompor”, “deteriorar” alguém. Este é apenas um dos pecados da boca, como o Apóstolo Tiago diz: “Ora, a língua é fogo; é mundo de iniquidade; a língua está situada entre os membros de nosso corpo, e contamina o corpo inteiro, e não só põe em chamas toda a carreira da existência humana, como também é posta ela mesma em chamas pelo inferno.” Tiago 3:6*Mas, onde estas palavras torpes são produzidas? Jesus diz:” no coração pois é do coração que saem os maus desígnios” …Qual é o lugar onde mais se ouvem estas palavras? Dentro de casa. Estamos vivendo momentos difíceis de isolamento, caos social, insegurança.

 

A Bíblia ensina a guardar o coração pois dele dependem as fontes da vida. Você tem guardado o seu coração? O salmista declara: Guardo no meu coração as Tuas palavras, para não pecar contra ti. Certamente, você já sofreu algum tipo de “bullying”. Este termo bullying encaixa perfeitamente em palavras torpes. Bullying é uma palavra inglesa que designa atos de agressão contra um indivíduo. Geralmente são agressões verbais físicas e psicológicas que humilham, intimidam, ferem e traumatizam a vítima. No momento em que numa casa há atos consecutivos de agressão verbal, ex: Você não tem jeito- você é burro, não adianta você não aprende nunca- você é frouxo- seu pai é imprestável…Tudo isso são palavras torpes, bullying que talvez você ande praticando dentro da sua casa, no trabalho, …Como resultado assistimos noticiários de adolescentes, homens, mulheres, jovens que tiram sua própria vida, em consequência de palavras que são usadas para destruir.

 

Da mesma forma se você tem o hábito de falar palavrões a Bíblia ordena: em Colossenses 3: 8. *:” Agora, porém, despojai-vos, igualmente, de tudo isto: ira, indignação, maldade, maledicência, linguagem obscena do vosso falar. Palavrões são a linguagem do inferno. Se há em sua casa gritaria, palavrões, palavras torpes aí há toda espécie de coisas ruins.” No versículo 4:30 de Efésios, Paulo declara:” não entristeçais o Espírito Santo…”. Devemos nos lembrar que nós somos Templo do Espírito Santo. Ele não habita em lugares sujos. Estamos vivendo dias apocalípticos. È tempo de arrependimento, “Metanoia”, mudança de pensamento, palavras e ações. É tempo de mudar o seu linguajar. De Deus não se zomba o que semear irá colher. È tempo de habitar ricamente a palavra de Deus dentro de você com salmos, cânticos e hinos espirituais.

 

Amadas Deus te chamou para ser benção na vida de sua família. Deus te chamou para transmitir palavras edificadoras que transmitam graça aos que ouvem. Deus te chamou para que suas palavras sejam temperadas com mel para responder a cada um conforme a necessidade. Deus te chamou para proclamar palavras agradáveis doces como mel. Deus te chamou para você falar com amor e ensinar com sabedoria. È tempo de se converter de seus maus caminhos que levam a morte. De uma boca só sai benção ou maldição. O que você deseja para sua vida?

 

Portanto, despojando-vos de toda impureza e acúmulo de maldade, acolhei, com mansidão, a palavra em vós implantada, a qual é poderosa para salvar a vossa alma. Tornai-vos, pois, praticantes da palavra e não somente ouvintes, enganando-vos a vós mesmos. “Tiago 1.21*

 

Vamos orar: Pai Amado me coloco diante de ti cada uma destas mulheres que estão ouvindo e recebendo esta palavra. Declare: Espírito Santo Faça morrer a natureza terrena que toda maldade, irá, linguagem obscena, palavras torpes no meu falar. Que eu me revisto de bondade, humildade, mansidão e longanimidade. Que as minhas palavras sejam doces como mel, que eu saiba responder a cada um segundo a necessidade com amor e sabedoria. E tudo que eu fizer seja em palavras ou atos sejam para Glória do Senhor. Oro no nome de Jesus.

 

Texto e Vídeo: Mônica Vicente

 

*ARA-Tradução Almeida e Atualizada

 

Versículos para encher seu coração de boas palavras: Efésios 4:29,30- Salmo 19:14- Salmo 39:1-Salmo 141:3- Colossenses 3:16,17- Colossenses 4:6 – Provérbios 16:24 – Provérbios 31:26.

 

*Mônica Vicente é evangelista, teóloga, plantadora de igreja, turismóloga, mãe de dois filhos e casada há 39 anos.