O Que Fazer Em Meio as Batalhas da Vida?

Então, vieram alguns que avisaram a Josafá, dizendo: Grande multidão vem contra ti dalém do mar e da Síria; eis que já estão em Hazazom-Tamar, que é En-Gedi. Então, Josafá teve medo e se pôs a buscar ao Senhor; e apregoou jejum em todo o Judá.Judá se congregou para pedir socorro ao Senhor; também de todas as cidades de Judá veio gente para buscar ao Senhor. 2 Crônicas 20.2-4

 

Você já se encontrou em meio a circunstâncias que o deixaram apavorado? A vida cristã é uma batalha. Muitas vezes as circunstâncias tentam nos convencer que não resta o que fazer quanto as doenças, desemprego, filhos, casamento, finanças… De repente o cenário muda a angústia toma o lugar de paz, a escuridão o lugar da luz, a oposição toma lugar da posição de fé. O rei Josafá viu-se cercado de inimigos, as nações de Amon, Moabe e do monte Seir entraram em acordo para destruir Jerusalém. O rei Josafá nos orienta a tomar algumas atitudes em relação as batalhas da vida. Quando levaram a notícia a Josafá a sua primeira reação foi ter medo. Deus não nos isenta do medo, mas nos ensina a avançar apesar deste!

 

1          – Primeira atitude de Josafá diante do medo: buscar ao Senhor e jejuar.

Josafá proclamou um jejum em toda terra. Josafá sabia que precisava ouvir a voz de Deus, a direção. (são inúmeros ruídos que chegam aos ouvidos diante das batalhas da vida- são inúmeras vozes que se misturam GRANDE MULTIDÃO VEM CONTRA. Josafá e todo o povo se reuniram para buscar ao Senhor, pedir socorro ao Senhor – olhos para os montes de onde vem meu socorro? Josafá compreendeu que precisava traçar um plano de guerra e somente Deus poderia lhe dar a direção. Ao enfrentarmos problemas devemos adquirir o hábito de buscar a Deus em fé na Palavra ouça sua voz na certeza. Quando os problemas batem a sua porta qual sua atitude?

 

2          – Segunda atitude de Josafá orou a deus pedindo para ajudá-lo. Josafá Declarou a soberania de Deus- NA TUA MÃO HÁ FORÇA E PODER

Vs12. Ó nosso Deus, não irás tu julgá-los? Pois não temos força para enfrentar esse exército imenso que está nos atacando. Não sabemos o que fazer, mas os nossos olhos se voltam para ti”. Portanto elevo meus olhos para o céu porque socorro vem do Senhor. Ore embasado na Palavra de Deus.

 

3-          -Terceira atitude esperar a resposta de Deus porque Deus responde as orações. Quando o povo de Judá se reuniu na mesma disposição de buscar ao Senhor em oração e jejum, o Senhor levantou o profeta Jaaziel para lhes dar a resposta:

VS15.Ele disse: “Escutem, todos os que vivem em Judá e em Jerusalém e o rei Josafá! Assim lhes diz o Senhor: ‘Não tenham medo nem fiquem desanimados por causa desse exército enorme. Pois a batalha não é de vocês, mas de Deus. Preste atenção o Senhor não disse que não havia nada para eles fazerem na batalha, eles não iriam lutar, mas estava dizendo que iria mostrar qual seria o papel deles.

 

4-           -Quarta atitude obediência, posição, fé, livramento.

Vs 17. Neste encontro, não tereis de pelejar; tomai posição, ficai parados e vede o salvamento que o Senhor vos dará, ó Judá e Jerusalém. Não temais, nem vos assusteis; amanhã, saí-lhes ao encontro, porque o Senhor é convosco. Posição – Sem fé é impossível agradar a Deus, pois quem dele se aproxima precisa crer que ele existe e que recompensa aqueles que o buscam. Nós estamos assentados nas regiões celestiais Cristo Jesus. Tome posse da sua identidade.

 

5 –         -Quinta atitude: adorar – crer e louvar ao Senhor.

Vs 18-21 Crede no Senhor e seus profetas. Ainda que seja difícil ainda que Amonitas e moabitas estiverem te cercando creia no Senhor e você estará seguro. O versículo 21. diz que enquanto o povo de Judá cantava louvores a Deus: “Deem graças ao Senhor pois o seu amor dura para Sempre. O Senhor preparou emboscadas contra seus inimigos. O louvor não é a consequência da vitória – o louvor é a consumação da vitória. Louvar a Deus é muito mais do que ouvir louvor – louvar a Deus é declarar sua identidade.

 

O que devo fazer em meio as batalhas da vida?

Apesar do medo avançar, Buscar a Deus de todo seu coração. Orar embasado na palavra de Deus, nas promessas do Senhor. Obedecer, aguardar a resposta louvando a Deus e vislumbrar o livramento do Senhor. Nas batalhas da vida devemos crer que por trás de tudo está a mão do Senhor operando nos acontecimentos e promovendo nossa vitória. Porque a batalha é do Senhor!

 

Assista na íntegra a mensagem.

 

Oração: Pai te louvamos  pelo teu infinito amor. Oro para que essas pessoas que ouviram essa palavra possam crer que a batalha é do Senhor. Se existe algum mal querendo os amedrontar que possam confiar em Ti, e desfrutar da paz que excede todo entendimento. Que flui no momento que nós cremos de todo coração na tua palavra. Que eles possam abaixar a espada e levantar um louvor de adoração ao único que é digno de receber a honra e a glória, a força e o poder. Que és tu Senhor. Oro no nome de Jesus.

 

Texto e Vídeo: Mônica Vicente
*Mônica Vicente é evangelista, plantadora de Igreja, teóloga, turismóloga, casada há 39 anos, tem dois filhos casados e duas netas.