O Que É Ser Cristão?

” E partiu Barnabé para Tarso à procura de Saulo; tendo-o encontrado, levou-o para Antioquia. E, por todo um ano, se reuniram naquela igreja e ensinaram numerosa multidão. Em Antioquia, foram os discípulos, pela primeira vez, chamados cristãos.” (Atos 11.25-26).

O que é ser cristão?

Para a nossa sociedade moderna, principalmente quando se vai fazer uma pesquisa, denomina-se cristão toda pessoa que acredita em JESUS CRISTO.

Vemos no Novo Testamento que Jesus não chamou seus adeptos de cristãos, mas de discípulos. A primeira vez em que os seguidores de Cristo foram chamados de cristãos aconteceu na cidade de Antioquia.

Mas será que o simples fato de eu acreditar em Cristo me faz um cristão genuíno?

Têm muitas pessoas que dizem que acreditam em Cristo, mas são mentirosas, fofoqueiras, gananciosas, invejosas, malandras, enganadoras, adúlteras, etc…

Vamos ver na história do cristianismo primitivo, como uma pessoa se tornaria realmente um cristão. Veja a seguir dois exemplos:

“Arrependei-vos, pois, e convertei-vos para serem cancelados os vossos pecados” (At 3:19) e “Testificando tanto a judeus como a gregos o arrependimento para com Deus e a fé em nosso Senhor Jesus [Cristo].” (At 20.21).

Para alguém se tornar cristão é necessário 2 coisas: Fé e Arrependimento, que geram Conversão de vida. Tenho que ter Fé em Jesus Cristo, como Filho de Deus que morreu para me salvar; e Arrependimento, que é mudança de vida; se eu roubava, não roubo mais; se traia, não traio mais; se era idólatra, não tenho mais ídolos e não idolatro mais nada e ninguém; etc…

Seremos verdadeiros cristãos neste mundo quando tivermos uma Fé em Jesus Cristo verdadeira que nos faz luz e sal da terra, escrita através das histórias de nossas vidas de mudança contínua.

Oremos: “Senhor Deus, acredito que Jesus Cristo é o Teu Filho, que morreu na cruz para me salvar. Aceito este sacrifício na minha vida e te peço me conduz ao arrependimento verdadeiro que gera conversão do meu velho homem, para um novo homem agora nascido em Ti. Em nome de Jesus. Amém.”

Texto: Thiago Vicente