O Que É Fé?

A palavra de Deus diz que fé:

“Fé é a certeza das coisas que esperam  e a convicção de fatos que não se vê” (Hebreus 11.1).

Contudo este conceito de fé tem variação de sentido, em relação ao conceito, que na linguística  é definida como polissemia. Por isso para entendermos por completo a fé, precisamos definir 3 sentidos básicos do seu significado:

1. Fé como uma dependência total a Deus, compreendendo a nossa incapacidade e sujeição a Deus, pois somente Deus tem a capacidade para nos salvar, abençoar e guiar.

“Portanto, havendo sido justificado pela fé, temos paz com Deus, por meio de nosso senhor Jesus Cristo. Por intermédio de quem obtivemos pleno acesso pela fé na qual graça estamos firmados, e no gloriamos na confiança plena da gloria de Seus” (Romanos 15.1-2),

 2. Segundo significante, é que a fé tem que estar conectada com a ação, ou com obras. Ou seja se você crê em Cristo, logo tem as mesmas obras que ele teve., como Tiago e  Paulo ensinam:

“Portanto, assim como o corpo sem espírito está morto, da mesma forma a fé sem obras está morta. (Tiago 2:26).

“Anulamos pois, a Lei por causa da fé? De modo algum! Ao contrário, confirmamos  a Lei”. (Romanos 3.31).

3. O último sentido é que a fé é um instrumento capacitador do poder de Deus. Conforme o resultado de sua graça, fomenta em nós um caráter aprovado, por meio do Espirito e das tribulações.  Portanto para praticarmos as mesmas obras, que Cristo, temos que crer que ele nos capacita, tornando as nossas fraquezas em forças, e passando por situações que nos  somos aperfeiçoados. Como Paulo demonstra:

 “…. nos gloriamos na tribulações, porque aprendemos que a tribulação produz a perseverança (na fé)  produz um caráter aprovado; o caráter aprovado produz confiança. E a confiança não nos decepciona, porque Deus derramou seu amor em nossos corações, por meio do Espirito Santo que ele mesmo nos outorgou” (Romanos 5:3-5).

Texto: Lucas Vicente.