O Cristão E Os Espaços

“… Ao entrar Pedro em casa, Jesus se lhe antecipou, dizendo: Simão, que te parece? De quem cobram os reis da terra impostos ou tributo: dos seus filhos ou dos estranhos?Respondendo Pedro: Dos estranhos, Jesus lhe disse: Logo, estão isentos os filhos. Mas, para que não os escandalizemos, vai ao mar, lança o anzol, e o primeiro peixe que fisgar, tira-o; e, abrindo-lhe a boca, acharás um estáter. Toma-o e entrega-lhes por mim e por ti”. (Mateus 17.25-27).

Neste capitulo 17 do evangelho de Mateus, o envangelista ilustra a personificação da imgem de Cristo em todos os espaços da vida.

Inicialmente é proclamando como Messias, o filho que cumpre a lei(representada por Moisés) e as profecias (representado por Elias) no monte das tranfigurações (Mat. 17.1-13). Depois Aquele que suporta e ministra na geração perversa e sem fé (Mat. 17.14-21). Por fim, é aquele que no espaço público, cotidiano, age corretamente, mesmo que muitas vezes as situações são injustas. Cristo cumpre o correto, pagando o que é pedido (Mat. 17.24-27).  Pois demonstra que a glória ao Pai, o bem e a salvação são o seu comprimisso e sua missão de vida.

Qual tem sido o nosso compromisso e missão em nossa vida, nos espaços que permeam a vida?

Cristo mostrou, que seja na oração com o Pai, seja ministrando as vidas, seja na vida pública, do dia-a-dia, ele tinha a mesma aparência, os mesmos valores, as mesmas palavras. Uma só  imagem nas diversas faces da vida.

Assim devemos compor nossa imagem, em cada espaço da vida, seja na igreja, seja no trabalho, seja com os amigos… Em todos estes espaços devemos compor nossa missão, nosso compromisso com as palavras de Deus.

Por isso, não podemos cair no erro, de seguir o todo mundo faz, ou no não seja careta, muito menos você é tão certinho, pois nosso compromisso não é com a sociedade, amigos, ou as tradições deste mundo transitório, mas com o Reino Eterno. Este Reino deve ser cumprido.

Cumprir com amor, com fé, com o bem, em todas as esferas da vida.

Ore: “Senhor, meu Deus! Que eu seja verdadeiro e único, nas minhas atitudes e palavras, que eu seja o mesmo em todos os lugares onde estou. Me ensine e ajude com o teu Espírito Santo, em nome de Jesus, Amém”.

Texto: Lucas Vicente/Vivian Vicente