O Bom Pastor e as Suas ovelhas

“1 Em verdade, em verdade vos digo: o que não entra pela porta no aprisco das ovelhas, mas sobe por outra parte, esse é ladrão e salteador.2 Aquele, porém, que entra pela porta, esse é o pastor das ovelhas.3 Para este o porteiro abre, as ovelhas ouvem a sua voz, ele chama pelo nome as suas próprias ovelhas e as conduz para fora.4 Depois de fazer sair todas as que lhe pertencem, vai adiante delas, e elas o seguem, porque lhe reconhecem a voz;5 mas de modo nenhum seguirão o estranho; antes, fugirão dele, porque não conhecem a voz dos estranhos.6 Jesus lhes propôs esta parábola, mas eles não compreenderam o sentido daquilo que lhes falava. 7 Jesus, pois, lhes afirmou de novo: Em verdade, em verdade vos digo eu sou a porta das ovelhas.8 Todos quantos vieram antes de mim são ladrões e salteadores; mas as ovelhas não lhes deram ouvido.9 Eu sou a porta. Se alguém entrar por mim, será salvo; entrará, e sairá, e achará pastagem.10 O ladrão vem somente para roubar, matar e destruir; eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância.11 Eu sou o bom pastor. O bom pastor dá a vida pelas ovelhas.12 O mercenário, que não é pastor, a quem não pertencem as ovelhas, vê vir o lobo, abandona as ovelhas e foge; então, o lobo as arrebata e dispersa.13 O mercenário foge, porque é mercenário e não tem cuidado com as ovelhas.14 Eu sou o bom pastor; conheço as minhas ovelhas, e elas me conhecem a mim,15 assim como o Pai me conhece a mim, e eu conheço o Pai; e dou a minha vida pelas ovelhas.16 Ainda tenho outras ovelhas não deste aprisco a mim me convém conduzi-las elas ouvirão a minha voz; então, haverá um rebanho e um pastor”. (João 10.1-16 – ARA*).

Pastor é alguém se dedica a cuidar de ovelhas, cabras e outros animais, domesticando, guardando e alimentando. A ovelha geralmente é um animal descuidado. Esquece do rebanho e do pastor, e não se preocupa com o perigo de cair em precipícios ou ser apanhada por lobos. E também não consegue achar pastos verdes para se alimentar (porque arranca o gramado quando come), como achar água potável para beber (Sl 23).

Veremos a seguir porque Jesus é o Bom Pastor e depois se realmente somos ovelhas do Seu pastoreio.

Jesus é o Bom Pastor:

1) Entrou pela porta (vs.1-3a, 7-10): Jesus não burlou, não enganou, mas como Bom Pastor entrou pela porta aberta pelo porteiro. Não é como o ladrão que veio para roubar, matar e destruir, que pula a entrada do aprisco.

2) Chama, conduz e guia Suas ovelhas (vs.3b-6, 14): Jesus conhece as Suas ovelhas, as chama pelo nome, conduz para onde devem ir, e vai a frente para que O sigam.

3) Dá a vida pela Suas ovelhas (vs. 9-15): Jesus é o Bom Pastor que deu a vida pela Suas ovelhas, que cuida e que dá salvação, pastagem e vida em abundancia por elas.

As ovelhas de Jesus:

1) Ouvem a voz e Seguem Jesus (vs.3-4): As ovelhas do Bom Pastor ouvem a Palavra Dele e fazem o que mandou. Andam pelo caminho que Jesus andou, sendo conduzidas por Ele.

2) Não seguem os estranhos (vs.5): Como ouvem a Palavra de Jesus e o seguem, não ouvem a voz de estranhos, pois logo reconhecem que são lobos ou mercenários.

3) Conhecem a Jesus (vs. 15): Assim como o Bom Pastor chama as Suas ovelhas pelo nome, porque a conhecem, as ovelhas também conhecem o seu dono, porque estão perto Dele, tem intimidade com Ele, reconhecem a Sua voz e as Suas Palavras.

Portanto o Bom Pastor disse:

“Ainda tenho outras ovelhas não deste aprisco a mim me convém conduzi-las elas ouvirão a minha voz; então, haverá um rebanho e um pastor” (João 10.16).

Jesus Cristo é o Bom Pastor porque deu o máximo pelas Suas ovelhas, a Sua própria vida. E se queremos ser ovelhas Dele: Primeiro, temos que ouvir a sua voz e segui-lo, Segundo: temos que estar dentro do rebanho (da Igreja). E assim haverá um Pastor e um rebanho.

Texto: Thiago Vicente

* Tradução: Almeida Revista e Atualizada.