Nova vida no ano novo

“Por isso não fique admirado porque eu disse que todos vocês precisam nascer de novo” (Jo. 3.7 – NTLH*).

 

Na cultura popular brasileira se diz: “Panela velha é que faz comida boa”. Mas se queremos uma comida diferente que estamos acostumados, até podemos usar desta “panela velha”, mas os ingredientes e a forma de preparo vão ter que ser diferentes.

 

O Ano Novo mudou, mas a nossa vida continua a mesma. Não vamos morrer, e começar tudo do começo novamente, como no nosso primeiro dia de vida. Porém Jesus disse: “Por isso não fique admirado porque eu disse que todos vocês precisam nascer de novo” (Jo 3.7, NTHL). Isto não quer dizer que vamos morrer e voltar a nascer, ou muito menos vamos voltar para o ventre da nossa mãe!

 

A nossa “panela velha”, nosso invólucro, não vai mudar. O que muda são os ingredientes e a maneira de fazer. Se assim o fizermos, assim como um chef ou cozinheiro, para ter um sabor diferente com o mesmo prato, muda os ingredientes e o modo de fazer, vamos assim ter um Nova Vida. Apenas o Ano Novo não nos mudará. E para termos esta vida nova precisamos de dois ingredientes: a Palavra de Deus e o Espírito Santo (Jo 3.5).

 

O modo de fazer, precisamos: de arrependimento constante e de um grão de fé. Se continuarmos mexendo a nossa “panela velha”, por todo o ano, com arrependimento e fé, e nunca faltar o ingredientes principais: a Palavra de Deus e o Espírito Santo; então poderemos nascer de novo, nascer de Deus (Jo 3.6), tendo uma Nova Vida contínua no Ano Novo, que nunca estraga e nunca acaba!

 

Oração: Pai nosso, eu preciso de uma nova vida, dentro de mim. Ajuda-me a ter uma arrependimento contínuo e uma fé constante do tamanho de um grão de mostarda. Coloca fome e abre-me o entendimento para a Tua Palavra, e despeja sobre mim muitas das águas do Espírito Santo. Tudo para que eu viva uma Nova Vida em Cristo por todos os meus anos até que o SENHOR volte ou que eu vá para Ti. Em nome de Jesus. Amém!

Texto: Thiago Vicente

* Nova Versão na Linguagem de Hoje.