Natal: O nascimento do Salvador do Mundo

Lucas 2.1-20 (NVI): “2 Naqueles dias César Augusto publicou um decreto ordenando o recenseamento de todo o império romano. Este foi o primeiro recenseamento feito quando Quirino era governador da Síria. E todos iam para a sua cidade natal, a fim de alistar-se. 4 Assim, José também foi da cidade de Nazaré da Galiléia para a Judéia, para Belém, cidade de Davi, porque pertencia à casa e à linhagem de Davi. Ele foi a fim de alistar-se, com Maria, que lhe estava prometida em casamento e esperava um filho. 6 Enquanto estavam lá, chegou o tempo de nascer o bebê, e ela deu à luz o seu primogênito. Envolveu-o em panos e o colocou numa manjedoura, porque não havia lugar para eles na hospedaria. 8 Havia pastores que estavam nos campos próximos e durante a noite tomavam conta dos seus rebanhos. E aconteceu que um anjo do Senhor apareceu-lhes e a glória do Senhor resplandeceu ao redor deles; e ficaram aterrorizados. 10 Mas o anjo lhes disse: “Não tenham medo. Estou lhes trazendo boas novas de grande alegria, que são para todo o povo: 11 Hoje, na cidade de Davi, lhes nasceu o Salvador, que é Cristo, o Senhor.12 Isto lhes servirá de sinal: encontrarão o bebê envolto em panos e deitado numa manjedoura”. 13 De repente, uma grande multidão do exército celestial apareceu com o anjo, louvando a Deus e dizendo: 14 “Glória a Deus nas alturas, e paz na terra aos homens aos quais ele concede o seu favor”. 15 Quando os anjos os deixaram e foram para os céus, os pastores disseram uns aos outros: “Vamos a Belém, e vejamos isso que aconteceu, e que o Senhor nos deu a conhecer”. 16 Então correram para lá e encontraram Maria e José, e o bebê deitado na manjedoura. 17 Depois de o verem, contaram a todos o que lhes fora dito a respeito daquele menino, 18 e todos os que ouviram o que os pastores diziam ficaram admirados. 19 Maria, porém, guardava todas essas coisas e sobre elas refletia em seu coração. 20 Os pastores voltaram glorificando e louvando a Deus por tudo o que tinham visto e ouvido, como lhes fora dito.”

 

A mensagem de Natal é Jesus. Jesus apesar de ser o SENHOR, o Cristo, se tornou ser humano porque Deus concedeu sua graça a todos os homens. Deus quer que todos os homens estejam muito bem e sejam salvos (Lucas 2.10-14; 1Timóteo 2.4).

 

Jesus se tornou ser humano, compartilhando das mazelas humanas, desde o seu nascimento nascendo numa manjedoura e sendo envolvido em panos (Lucas 2.1-7). Com isso, Deus nos revela que quer estar perto dos homens, revelando a sua glória através do nascimento de Jesus e do próprio Jesus (Lucas 2.8-9; João 1.14).

 

A glória de Deus pode nos dar medo, como os pastores que estavam perto de Belém, assim o tiveram quando viram o anjo do SENHOR (Lucas 2.8-12). Mas a mensagem de Deus em Jesus é de acolhimento, porque a glória é de Deus, no entanto Ele quer que todos os homens recebam da paz de Cristo que nos justifica de qualquer acusação (Lucas 2.14; Romanos 5.1; 8.1).

 

Assim, Cristo foi revelado como SENHOR, como o Cristo descendente de Davi, mas também como o Salvador. Essa revelação foi dada aos pastores que primeiramente tiveram a revelação espiritual (Lucas 2.10-15). E dessa forma, irem até Belém para terem a revelação experimental e pessoal com Cristo (Lucas 2.15-17). E por fim, agora começarem a anunciar e dar glória a Deus por essa revelação anunciada agora por eles (Lucas 2.17-20).

 

Todos podemos saber e até gostar do Natal e celebrá-lo todos os anos. No entanto precisamos ter uma revelação espiritual, experimental e anunciada para que possamos ter Cristo nos nossos corações batendo e correndo pelas nossas veias pela fé viva, que nos foi dada para glória de Deus e paz dentre os homens.

 

Oração: Pai em nome de Jesus que a Tua revelação espiritual sobre o Natal, o nascimento Cristo, o Salvador, esteja viva em mim, seja experimentada e anunciada, por estar viva em meu coração e correndo nas minhas veias. Amém!

 

Texto: Thiago Vicente*

 

*Thiago Vicente (Instagram: @thigvi) é o idealizador e fundador do MENSAGEM DIÁRIA, pastor, reverendo, teólogo, professor de educação física, personal trainer, especialista em fisiologia do exercício, mestre com aprovação com louvor na área de Bíblia, plantador de igrejas, casado há 12 anos e tem duas filhas.