Não Ficar Parado No Mesmo Lugar

Você já percebeu que as vezes nossa vida não sai do lugar e que nós corremos e corremos e nada alcançamos.  Estamos como parados numa capsula do tempo enquanto o mundo ao nosso redor muda freneticamente.

Nos perguntamos: – Porque não consigo avançar? Porque continuo sempre na mesma? Porque nada muda?

Podemos ver esta perspectiva na história de Ló, que era sobrinho de Abraão, o qual o mesmo assumiu após a morte de seu Pai. Então Ló se dirigiu junto de Abraão para Canaã, onde viu sua aliança com Deus em Betel e sua prosperidade no Egito e depois e Canaã.

Contudo Ló conhecia a Deus, O temia e O respetiva mas sempre de forma distante. Por isso no primeiro problema com o seu tio, rapidamente saiu para o vale do Jordão, próximo de Sodoma e Gomorra. Ou seja buscou na segurança de suas riquezas, na proteção da proximidade da cidade e da cheia do Rio. Portanto sua vida estava fincada nas coisas humanas que passam e se desfazem com tempo.

O primeiro ponto de nossa vida estar paralisada é colocarmos o sustento de nossa vida em coisas humanas, Cristo já nos advertiu sobre este assunto dizendo que seria como uma casa construída na areia, qual na primeira chuva ela desabaria, com a perca de um trabalho, de um amor, um amigo, um bem…

Da mesma forma Ló perde tudo com uma Guerra na região, Abraão sabe do ocorrido, e consegue salvar as coisas de seus sobrinho. Contudo o mesmo ainda prefere continuar no mesmo lugar.

O segundo ponto de nossa vida não mudar é porque aceitamos, que tomamos caminhos e escolhas erradas, e não estamos dispostos a mudar e a nos arrepender. O Salmista Davi diz que o coração de homem segundo o coração de Deus era feito de um sentimento contrito e quebrantando, ou seja que está sempre disposto a mudar, a se arrepender e a deixar os erros para traz e seguir em frente.

Ao perseverar em Sodoma e Gomorra, Ló prefere o erro e pecado para a sua vida, e por isso quase morre junto com a Cidade incinerada com fogo e enxofre, a intercessão de Abrão a Deus, que fez com que Deus envia-se um anjo para Salva-lo e o proteger. Contudo ao perder tudo preferiu se isolar nas montanhas ao voltar para seu tio e a Deus.

Chegando no terceiro ponto, ao invés de voltarmos a Deus, e permitirmos sermos transformados e assim mudarmos de horizonte, preferimos nos vitimizar, achando que o mal em nossa vida é por causa de tudo em nossa volta menos nós; ou mais estamos tão perdidos num vício, como drogas, computador, baladas, bebidas… que acaba sendo mais importante que nossas vidas.

Por isso é chegada a hora de mudar os passos de nossa vida para isso basta abrirmos os olhos, e entendermos que o sustento de nossa vida é Cristo, e assim nossas escolhas devem estar debaixo de Sua vontade, não vivendo escravos de coisas e desejos, mas de seu Espirito, que nos move sempre no desejos de mudar e de se arrepender, e o novo sempre nos encontrará em nossa porta e em nosso caminho.

OBS: Esta mensagem foi baseada na história de Ló que fica nos capítulos, 12.1-9; 13.1-12; 14.12-16; 18.32-33;19.1-38 no livro de Gênesis.

Texto: Lucas Vicente.