ESTUDO MULHERES DA BÍBLIA – Mical: A Mulher Da Janela!

“Ao entrar a arca do SENHOR na Cidade de Davi, Mical, filha de Saul, estava olhando pela janela e, vendo ao rei Davi, que ia saltando e dançando diante do SENHOR, o desprezou no seu coração.” (2 Samuel 6:16 – ARA*)

Mical era filha de Saul e foi a primeira esposa de Davi. A bíblia narra o amor de Mical por Davi.

“…Então, Saul lhe deu por mulher a sua filha Mical.Viu Saul e reconheceu que o SENHOR era com Davi; e Mical, filha de Saul, o amava.” (1 Samuel 18: 27b-28 – ARA*)

Mical ainda ajudou Davi a fugir quando seu pai o tentou matar, entretanto percebemos que ao decorrer das narrativas bíblicas o amor de Mical vai se esfriando por Davi. (Leia 2 Samuel 6)

Porque o amor se esfriou de uma mulher que amou seu marido? Porque se tornou tão indiferente?

Mical guardava feridas não resolvidas em seu coração, ao mesmo tempo que amava a Davi ficou talvez com medo de o seguir, de perder a mordomia de morar em um palácio. Acabou sendo entregue a outro marido pelo seu pai. Após anos Davi a toma de volta.

No princípio da criação Deus ‘os fez homem e mulher’. ‘Por esta razão, o homem deixará pai e mãe e se unirá à sua mulher, e os dois se tornarão uma só carne’. Assim, eles já não são dois, mas sim uma só carne.

“Portanto, o que Deus uniu, ninguém o separe”. (Marcos 10:9 – NVI**)

Mical errou em não seguir o marido. Deus criou a aliança do casamento que é para toda vida, não importa o que aconteça no caminho.

Mulher você está disposta a abrir mão do seu conforto, talvez de seu “palácio” e seguir seu marido? Deus te uniu a este homem, não queira ser uma “MIcal”, mesmo que você pense que é a pessoa errada, nada pode anular a benção do Senhor, pois o amor nunca acaba. (1 Coríntios 13), ele tudo suporta.

Mical ao avistar a alegria de Davi ao recuperar a arca da Aliança e trazer para Jerusalém, ficou na janela observando e criticando esta atitude. Ela podia estar na festa comemorando a alegria de Davi e do povo.

Deus te criou mulher com um propósito:

“Disse mais o Senhor Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma ajudadora que lhe seja idônea.” (Gênesis 2:18 – ARA*)

Saia da “janela de seu casamento” e comece hoje mesmo a ser grata e reconhecer os presentes que Deus tem dado a você todos os dias. Alegre-se com aqueles que se alegram!

Participe da vida de seu marido orando e intercedendo por ele. Construa um casamento sólido.

Pense como a vida de Mical poderia ter sido diferente. A bíblia relata como foi:

“E Mical, filha de Saul não teve filhos, até o dia de sua morte.”
(2 Samuel 6: 23 – ARA*)

Texto: Mônica Vicente.

*Tradução: Almeida Revista e Atualizada.

**Tradução: Nova Versão Internacional.