Legado De Adão

“Porquanto a carne luta contra o Espírito, e o Espírito, contra a carne. Eles se opõem um ao outro, de modo que não conseguis fazer o que quereis. Contudo, se sois guiados pelo Espírito, já não estais subjugados pela Lei”. (Gálatas 5.17-18 – KJA*)

Como demonstra a passagem, Paulo nos demonstra que o homem está fadado a conviver com o bem e o mal em disputa do centro de suas decisões ou coração. Resultado do fruto do bem e do mal, que Adão e sua mulher provaram.

Por isso o homem mesmo com a constituição da lei em Moisés, que seria um manual instrumentativo de cerca 513 mandamentos que o homem deveria obedecer para assim viver bem, ele e a comunidade em que vive.

Contudo, a herança do pecado fez o homem, viciado insaciável da carne, por isso Paulo informa:

Pois não faço o bem que quero, mas o mal que não quero, esse pratico. Ora, se eu faço o que não quero, já o não faço eu, mas o pecado que habita em mim. (Romanos 7. 19-20 – KJA*)

No entanto Deus, nosso Pai, não um Deus que está distante de nossas dores e dificuldades, e sim próximo. Mandou seu filho amado, não só para reconciliar o homem a Deus. Mas inaugurar uma nova justiça propagada no discurso de Jesus, e agora selada pelo Espírito Santo em nossos corações.

Sendo assim a luta contra carne só é vencida, quando entendemos que não é pela nossa capacidade, mas a de Deus em nós. Como o Senhor informa a Paulo:

“A minha graça te é suficiente, pois o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza”. (II Coríntios. 12. 9a – KJA*)

Desta forma devemos lutar o bom combate não com instrumentos humanos, e sim com o que Deus nós dá. Que é centrar o coração, o centro das decisões do homem, na palavra de Deus e na oração diária, para que assim possamos todos nos revestirmos segundo a nova natureza do Reino. E para tanto tornarmos o legado de Cristo, maior que de Adão em nossas vidas.

Como Cristo e Paulo nos ensina:

“Vigiai e orai, para não cairdes em tentação. O espírito, com certeza, está preparado, mas a carne é fraca”. (Mateus 26. 41 – KJA*)

“a serdes renovados no vosso modo de raciocinar e  a vos revestirdes do novo homem, criado para ser semelhante a Deus em justiça e em santidade provenientes da Verdade”. (Efésios 4.23-24 – KJA*)

Portanto como o Senhor disse a Caim, o pecado está a porta, cabe nós dominá-lo, pela capacidade que Cristo nos entregou pelo Espírito Santo, que escreve seus mandamentos em nossos corações para mudarmos o nosso mundo, e dos outros também.

Então, Qual legado e mundo nós escolhemos hoje?

ORE: Senhor me dá do seu Espírito Santo, eu desejo ser cheio da sua vontade. Espírito Santo me guie, me instrua e enche do seu poder. Em Nome de Jesus, Amém!

Texto: Lucas Vicente

*Tradução: King James Atualizada