José no fundo do poço I MENSAGEM DIÁRIA KIDS

Assim seus irmãos tiveram ciúmes dele; o pai , no entanto , refletia naquilo.

(Gênesis 37.11NVI)

 

Papai Jacó teve 13 filhos ao todo, 12 homens e 1 mulher que se chamava Diná.

1. Rúben  2. Simeão   3. Levi    4. Judá     5. Dã    6. Neftali   7. Ga    8. Aser     9. Issacar     10. Zabulon     11. José         12. Benjamim

Jacó amava todos os filhos, mas amava muito mais o seu filho José e deixava isto muito nítido para os outros filhos que sentiam ciúmes e inveja de José.

José estava com dezessete anos, pastoreava os rebanhos com seus irmãos, ajudava o papai Jacó sempre que ele solicitava sua ajuda.

José era bondoso, de coração puro, temente ao Senhor Deus, orava ao Senhor, pois aprendeu com seu Pai Jacó, era obediente, ele tinha muitas qualidades que também

agradava o coração do Papai do Céu.

Papai Jacó mandou fazer uma túnica linda para José, somente para ele, e isto despertou sentimentos ruins no coração dos irmãos dele, e isto fez com que seus irmãos

não se sentissem amados pelo seu papai Jacó.

Certa vez José teve um sonho que o papai do Céu Deus deu a ele, e contou para seus irmãos, e eles passaram a detestar seu irmão José. E teve um segundo sonho e contou aos seus irmãos e ao seu pai

que os dois se referia a todos eles se curvarem para José, e assim seus irmãos tiveram muito ciúmes e o pai refletia sobre aquele assunto.

E foi quando os irmãos de José estavam cuidando dos rebanhos, das ovelhinhas de seu pai, e o Papai Jacó pediu que José fosse ao encontro deles para saber se estavam fazendo tudo certinho e

que voltasse com noticias.

Então José muito obediente ao Papai Jacó, seguiu em viagem atrás dos seus irmãos, ele se perdeu no caminho mas um homem o ajudou e o direcionou onde seus irmãos estavam.

Quando José estava se aproximando , os irmãos diziam uns aos outros ” Lá Vem aquele sonhador !”.

Então agora vamos tirar a vida dele , e joga-lo no poço e falaremos  para o Papai que um animal selvagem o devorou. Mas Rúben seu irmão mais velho ouvindo isto, para que não tocassem na vida de José e o fizessem tanto mal, sugeriu aos irmãos que o jogasse no poço.

Então quando José chegou pertinho deles, tiraram a túnica que o papai havia feito pra ele e o jogaram no poço…

Crianças José era um Jovem que orava sempre para o papai do Céu, era amoroso e bondoso, obediente, e o papai do céu se agradava dele e estava sempre com ele. O papai do Céu Deus nos dá livramento de todo mal.

 

Princípio Bíblico a ser vivido : 

Descoberta: O ciúmes é um sentimento maligno.

Desafio:  Guardar meu coração para não deixar meu ciúmes entrar.

Decisão:  Eu decido que não terei ciúmes de ninguém.

 

Nunca estaremos sozinhos, assim como José nunca esteve. Já aprendemos que o mal se ele entra em nosso coração através da inveja, ciúmes, nos traz coisas ruins para nossa vida, e acabamos  nos  afastando dos caminhos do papai do céu.

 

 

Oração: Querido Deus, querido papai do Céu, por favor nos livra do sentimento do ciúmes, da inveja, que possamos amar o nosso próximo como o Senhor nos ensinou, sem o sentimento de posse, pois todos nós pertencemos ao Senhor. Que possamos querer aquilo que o Senhor tem para nós, e não aquilo que é dos outros, e que possamos ter a certeza que temos o seu amor para sempre! Amém.

 

Vídeo e Texto : Taty Helena 

* Taty Helena, Serva do Senhor, Escritora, mãe de dois filhos, Casada, Natural de Ribeirão Preto.

 

 

Bibliografia: GODOY, Eliana de. Caminho da paz – Mini Maternal, Yesbooks: Bragança Paulista/SP, 2014, páginas 67  a 69.