Guiados pelo Espírito Santo

1Jesus, cheio do Espírito Santo, voltou do Jordão e foi guiado pelo mesmo Espírito, no deserto, 2durante quarenta dias, sendo tentado pelo diabo. Nada comeu naqueles dias, ao fim dos quais teve fome.” (Lucas 4.1-2, NAA).

 

Todos os filhos de Deus precisam crescer espiritualmente. O próprio Filho de Deus Unigênito, que tornou-se Primogênito (Jo 3.16; 1.18; Rm 8.29-30), Jesus Cristo, depois de ser batizado no Espírito Santo, precisou crescer espiritualmente.

 

E para isso, mais do que simplesmente fazer exercícios espirituais como oração, jejum e meditação da Bíblia, Jesus foi guiado pelo Espírito Santo para o deserto. Porque Jesus obedeceu ao Espírito Santo, seus exercícios espirituais não eram vãos, mas preparação para a tentação que ali sofreria no seu momento de maior vulnerabilidade: no final de quarenta dias no deserto quando estava com fome. 

 

Nesse momento oportuno, o Diabo se apresentou a Jesus com teres tipos de tentações diferentes: na carne, no espírito, e na alma. Na carne porque Jesus teve fome, no espírito porque o diabo deu um atalho para a cruz se recebesse adoração Dele, e na alma, ao ter sucesso por jogar-se do alto do templo e sendo salvo diante dos religiosos judeus para então receber a aprovação deles, ao ser salvo pelos anjos de Deus.

 

Jesus venceu as tentações porque estava cheio do Espírito Santo e usou da Espada do Espírito. A palavra de Deus sem a operação do Espírito nada pode fazer para nos proteger e expulsar o mau de nossas vidas. Mas potencializada pelo Espírito Santo, fez Jesus não só vencer as tentações mas sair do deserto como vencedor, e num novo grau espiritual.

 

Jesus saiu do deserto no poder do Espírito Santo para começar a cumprir as promessas de Deus sobre sua vida, e por fim concretizá-la na cruz do calvário. O fundamento, a base de treinamento foram esses quarenta dias no deserto. Da mesma forma, todos nós depois de nascemos de novo, e sermos batizados no Espírito Santo, temos que deixarmos sermos conduzidos por Ele, para vencermos a tentação, darmos chega pra lá no diabo, e começarmos a cumprir as promessas de Deus em nossas vidas, pelo poder do Espírito. Até lá, vamos ficar no deserto! 

 

Oração: Pai, em nome de Jesus, me ensine a me deixar ser guiado pelo Teu Santo Espírito, para que vença todas as tentações, e comece a cumprir Tuas promessas na minha vida, e assim faça Tua  vontade manifestando o Reino de Deus em minha vida. Amém!

 

Texto: Thiago Vicente*.

Assista a mensagem completa em vídeo de “Guiados pelo Espírito Santo”:

 

*Thiago Vicente (Instagram: @thigvi) é o idealizador e fundador do MENSAGEM DIÁRIA, Pastor, Reverendo, Teólogo, Professor de Educação Física, Personal Trainer, Especialista em Fisiologia do Exercício, Mestre com “aprovação com louvor” na área de Bíblia, Doutorando na mesma área, plantador de igrejas, casado há 12 anos e tem duas filhas.