George Muller Viver por Fé | HERÓIS DA FÉ | MENSAGEM DIÁRIA // Greg Vicente

Ora, a fé é  a certeza, daquilo que esperamos e a prova das coisas que não vemos. Hebreus 11.1(NVI)

 

George Müller nasceu em 1.805, na antiga Prússia (atual Alemanha), de pais sem influência cristã, e sua infância e juventude seguiram os passos dos pais. Mas, mesmo assim, eles o enviaram com 10 anos de idade para a Universidade de Halle, para uma formação religiosa, a qual lhe ofereceria uma vida tranquila financeiramente. Enquanto isso, nesse período de juventude, se dedicou a uma vida prazerosa de todo tipo de hábitos mundanos e de suas consequências, o mesmo a ficar encarcerado por 24 dias. No entanto, depois desse tempo, Müller se propôs e se esforçou a estudar com empenho, atingindo o aprendizado de vários idiomas, incluindo hebraico, latim e grego.

 

Mas, somente aos 20 anos de idade, quando a um convite de um amigo para participar de um culto, estando lá sentiu algo brotar em seu coração, ao observar todos os crentes, lendo a Bíblia e orando intensamente de joelhos, transformou a sua maneira de pensar e crer. Portanto, o resultado dessa transformação dita por George: “foi a primeira tarde que me tranquei em meu quarto para entregar-me à oração e meditação sobre as Escrituras, em poucas horas, aprendi mais do que havia aprendido durante os vários meses anteriores. Mas a diferença particular era que recebi genuínas forças para minha alma…

 

Ou seja, Müller sentiu a presença de Deus, entre os irmãos que liam a Bíblia e oravam intensamente, e tomou como princípio, ler a Bíblia e orar sem cessar. E nos últimos anos de sua vida confessou que tinha lido a Bíblia inteira cerca de 200 vezes; e cem vezes o fez estando de joelhos. Depois disso, sentir a presença de Deus em resposta de suas orações, mudou-se para Londres, Inglaterra, em 1929, e se naturalizou inglês. Nesse interim, conheceu e fez grande amizade, com o missionário Groves, e em 1830 casou-se com Mary Groves, irmã de seu amigo.

 

O casal, agora Müller, começaram a praticar o viver por fé. Em 1832, mudaram para Bristol, cidade localizada a 200 km de Londres, para pastorear uma Igreja local, com um propósito, de renunciar ao salário e não pedir nada a nenhuma pessoa, somente a Deus. Da mesma forma, sentiu-se vocacionado por Deus, a criar abrigos para as crianças órfãs e abandonadas. Mas não tinham os recursos necessário para tal obra, independente disso, crendo por fé que o Senhor proveria os meios, alugou o primeiro edifício em 1834. E esse foi o primeiro, dos 5 prédios ao longo de sua vida, chegando ao número de mais de 10 mil crianças e adolescentes abrigadas em seus orfanatos.

 

George Muller, para esta obra se concretizar, não parava de ler a Bíblia e orar. Quando lhe perguntaram se orava muito? Respondeu: “oro algumas horas por dia, todos os dias, também vivo no espírito de oração; oro enquanto ando, oro enquanto deitado e quando me levanto… o grande ponto é nunca cansar de orar antes de receber a resposta de Deus”. Aos 70 anos de idade, Deus lhe presenteou com um sonho de sua juventude de ser missionário, mesmo não estando esperando isso, por sua idade avançada para a época. Deus enviou-o em missão a pregar em 42 países, a 3 milhões de pessoas, por 17 anos. Em 1898, já na Inglaterra, veio a falecer.

 

Resumindo a vida de George Müller: Durante seu longo Ministério Pastoral (1830-1898), pregou aproximadamente 10 mil vezes, com uma média de 3 pregações por semana; distribuiu 275 mil Bíblias; construiu 5 edifícios, para orfanato que abrigaram 10 mil crianças e adolescentes; fundou 117 escolas, que educaram 120 mil jovens e órfãos; sustentou 189 Missionários fora da Inglaterra, inclusive o missionário Hudson Taylor, na China; casou-se por duas vezes; leu a Bíblia inteira mais de 200 vezes, sendo a metade de joelhos;  teve mais de 50 mil respostas de Deus, em suas orações. Isto é o fruto de viver por fé!

 

Oração: Senhor meu Deus, Senhor meu Pai, te agradecemos pela porção de fé a nós dado. Te pedimos sabedoria para desfrutar a sua Palavra para aumentar a nossa fé. Oro no nome de Jesus.

 

Texto e Vídeo: Gregório Vicente

 

Referência Bibliográfica: BOYER, Orlando, Heróis da Fé, páginas 123/134Casa Publicadora das Assembleias de Deus, 2002