Estudo Mulheres da Bíblia: Representação da Mulher Segundo As Escrituras

As pessoas muitas vezes acreditam que a imagem da mulher nas escrituras é de servil ou inferior ao homem, mas esta imagem errônea é concebida de maneira superficial e avessa, por pessoas que não param para estudar a bíblia.

Por isso esta mensagem tem um papel conscientizador de entendermos a representação da mulher, expressa por Deus na bíblia e sua imagem cultural, por resquícios orais da talmude[1]. Uma das principais histórias sobre a mulher nos tempos de Jesus era do ilustre Rabi de Paulo, Gamaliel, que expressa sublimemente o que era à mulher na sociedade judaica. Qual contava:

“certo imperador  disse ao sábio,  o teu Deus é um ladrão; para fazer a mulher teve de roubar uma costela do adormecido Adão. O letrado não soube responder, mas sua filha disse: deixe que eu cuido  disso. Ela foi procurar ao imperador e falou-lhe: pedimos justiça, de fato? O imperador disse por que? Ladrões entraram em nossa casa á noite, eles levaram um jarro de prata e deixaram um de ouro em seu lugar. Riu, o imperador e disse gostaria de ter ladrões assim todas as noites. Bem, replicou a moça, foi isso que nosso Deus fez: ele tomou uma simples costela do primeiro homem, mas em troca deu-lhe uma esposa[2]”.

Esta imagem da mulher valiosa e preciosa dada por Deus, não estava apenas presente na talmude mais em diversos conjuntos de provérbios bíblicos, como:

“Feliz o homem cuja esposa é fiel e coroa a sua vida de paz. prospera aquele que tem boa mulher; onde os homens são tementes a Deus esta é a recompensa de ser serviço, ânimo dado igualmente a ricos e pobres; entra dia, sai dia, jamais um olhar triste”.(Eclesiásticos 26. 1 – 4 – CNBB[3] ).

“Mulher virtuosa quem a achará? O seu valor muito excede ao de rubis”(Provérbios 31. 10 – ARA[4]).

Esta perspectiva continua no novo Testamento tanto nos textos de Paulo como de Pedro:

“Vós, maridos, amai vossas mulheres, como também Cristo amou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela” (Efésios 5.25 – ARA).

“Maridos […] proporcionando honra à mulher como parte mais frágil […] (I Pedro 3.7 – KJA[5]).

Portanto a mulher é algo valioso, coroa do lar e presente de Deus ao homem, então não deixe nada e ninguém distorcer e mudar este imagem.

E para a mulher dar continuidade a esta imagem predisposta por Deus, ela deve buscar ser temente, meditar na palavra de Deus, falar somente coisas boas e ser suporte dos filhos e do marido. Para que a cada dia mais ela reluza uma como coroa e o bem mais valioso da casa e de seu marido. 

Texto: Lucas Vicente.



[1] Talmude = Livro e tratados da lei passado oralmente de geração a geração.

[2] História presente no livro “A vida Diária nos Tempos de Jesus”, de Henri Daniel – Rops.

[3] CNBB = Conferência Nacional dos Bispos do Brasil

[4] ARA = Almeida Revisada e Atualizada.

[5] KJA = King James Atualizada.