Estudo Mulheres Bíblia – Raquel: Deus Responde Orações!

Quando Raquel viu que não dava filhos a Jacó, teve inveja de sua irmã. Por isso disse a Jacó: “Dê-me filhos ou morrerei! ”. Jacó ficou irritado e disse: “Por acaso estou no lugar de Deus, que a impediu de ter filhos? ”  (Gênesis 30.21 – NVI*)

Raquel filha de Labão, irmã de Lia era amada de Jacó. Labão só visava lucros em sua vida e foi injusto com Raquel ao dar sua irmã mais nova em casamento a Jacó enganando-o e obrigando a trabalhar mais 07 anos para casar com Raquel. Jacó em cada gesto e atitude demonstrava seu amor por Raquel.

Contudo este amor não foi suficiente para Raquel ela era estéril. Seu desespero foi tamanho que ela declarou dê-me filhos Jacó, todavia como sua resposta foi insatisfatória, Raquel resolveu sua dor desta forma:

“Então ela respondeu: “Aqui está Bila, minha serva. Deite-se com ela, para que tenha filhos em meu lugar e por meio dela eu também possa formar família”. Por isso ela deu a Jacó sua serva Bila por mulher. Ele deitou-se com ela, Bila engravidou e deu-lhe um filho”. (Gênesis 30.3-5 – NVI*).

Assim como Sara que deu sua serva Agar para ter um filho, Raquel fez o mesmo.

Muitas vezes fazemos como Raquel e Sara não esperamos o tempo do Senhor e resolvemos nossos problemas com a “sabedoria humana”. Pensamos em ajudar a Deus e quando dá tudo errado é que nos lembramos do Senhor.

 No entanto apesar da nossa impaciência, Deus nos envolve com sua graça:

 “Então Deus lembrou-se de Raquel. Deus ouviu o seu clamor e a tornou fértil” (Gênesis 30.22 –NVI*).

 Quão grande amor tem o Senhor por nós apesar da nossa desobediência, da nossa infidelidade. Deus é fiel e a Sua Graça nos basta. Assim entendemos, que sempre Deus nos ama não porque somos boas ou ruins, mas porque as suas misericórdias não têm fim e é a causa de não sermos consumadas!

Talvez você esteja passando por uma forte tribulação e percebeu que estes momentos te fazem achegar mais a Deus, por causa de seu sofrimento. Então vamos aprender com Raquel, não sejamos mulheres impetuosas, mas cultivemos um espírito que descansa no Senhor e que entrega todas as coisas em suas mãos.

 O que você vai entregar hoje ao Senhor?

Creia Nele e o mais Ele fará!

 

Texto: Mônica Vicente

* Tradução: Nova Versão Internacional