ESTUDO MULHERES DA BÍBLIA: Lóide e Eunice – Mães Sábias

“Trazendo à memória a fé não fingida que em ti há, a qual habitou primeiro em tua avó Lóide, e em tua mãe Eunice, e estou certo de que também habita em ti.”  (2 Timóteo 1.5, ACF).

Eunice era uma jovem judia, filha de Lóide, que se casara com um grego. (Atos 16.1)

Não sabemos os nomes de seus esposos. Paulo as conheceu em Listra. Entretanto a fé dessas mulheres marcou o apóstolo. Ele menciona a sua conduta moral de acordo com a Palavra de Deus e a firmeza desses princípios na criação de Timóteo.

Quando uma casa é fundamentada em princípios divinos e a família se encarrega de inculcar na mente e no coração dos filhos a palavra: os frutos se manifestam.

Lóide e Eunice tornam-se símbolos cristãos na educação dos filhos.

Não sabemos muitas coisas destas mulheres, como o relacionamento de Eunice com o esposo grego sendo ela judia pelo fato de Timóteo não ser circuncidado (Atos 16.3). Percebemos que a influência do pai era forte no lar, mas prevaleceram as orações e a firmeza da fé de Eunice. Ela também, provavelmente, recebera o ensino da Palavra de Deus através de Lóide.

Paulo descreve que Timóteo aprendera bem as Escrituras na mais tenra idade. Ele disse:

“Tu, porém, permanece naquilo que aprendeste, e de que foste inteirado, sabendo de quem o tens aprendido, e que desde a tua meninice sabes as sagradas Escrituras, que podem fazer-te sábio para a salvação, pela fé que há em Cristo Jesus. Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça; para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente instruído para toda a boa obra”. (2 Timóteo 3.14-17, ACF)

Neste caso quem instruiu e ministrou ao filho foi Eunice, pois seu marido era incrédulo. Nós mulheres é que passamos o maior tempo com os filhos e temos o privilégio de ensinar a palavra desde pequeninos.

Reflita:

Você tem tirado um tempo para meditar na Palavra de Deus para ensiná-la aos seus filhos?

Como você tem se portado com seu marido incrédulo?

Você tem tido sabedoria no relacionamento com seu marido, para “ganhar sem palavra alguma”?

“… vós, mulheres, sede sujeitas aos vossos próprios maridos; para que também, se alguns não obedecem à palavra, pelo porte de suas mulheres sejam ganhos sem palavra; Considerando a vossa vida casta, em temor”. (1 Pedro 3.1-2, ACF).

Texto: Mônica Vicente.

*ACF – Almeida Corrigida e Revisada Fiel.