Estudo Mulheres Da Bíblia – Débora: Mulher Virtuosa

 “E Débora, mulher profetisa, mulher de Lapidote, julgava a Israel naquele tempo. Ela assentava-se debaixo das palmeiras de Débora, entre Ramá e Betel, nas montanhas de Efraim; e os filhos de Israel subiam a ela a juízo”. (Juízes 4.4-5 – NVI*).

Débora era uma dona-de-casa comum, mas escolhida por Deus para ser juíza em Israel, foi a única mulher da Bíblia a ocupar esta posição. (Juízes 4.4-16). Mulher virtuosa: temente a Deus, mãe de família, esposa, profeta, juíza de Israel. Foi a libertadora do povo hebreu contra os cananeus.

“Cessaram as aldeias em Israel, cessaram; até que eu, Débora, me levantei, por mãe em Israel me levantei”. (Juízes 5.7 – NVI*)

Foi chamada de “mãe de Israel” e praticava sempre o bem para nação, pois não se cansava de aconselhar o povo embaixo de uma palmeira.

O que é ser virtuosa? O significado da palavra virtuoso é aquele (a) que contém virtudes. Virtude é uma qualidade moral de praticar o bem. Ter domínio, determinação, intrepidez, pureza, beleza, ser valioso, eficaz. Débora era uma mulher à frente de seu tempo possuía todas estas qualidades.

Precisamos como mulheres aprendermos com Débora que é possível ser uma mãe presente em casa, para cuidar do marido, dos filhos e da casa e ser uma profissional ao mesmo tempo. Débora conseguia este modelo de vida, pois sempre procurava ao Senhor antes de tomar qualquer decisão. Ao mesmo tempo sempre tinha palavras de graça a transmitir aqueles que a procuravam.

Permitindo assim, administrava muito bem o seu tempo de maneira que tudo o que colocava sua mão Deus a abençoava; executava todas suas tarefas sem nenhum jugo.

Como você administra seu tempo? Gostaria de administra-lo melhor?

Lembre-se do segredo de Débora:

“Confia ao Senhor as tuas obras, e teus pensamentos serão estabelecidos”. (Provérbios 16.3 – ACF**)

“Entrega o teu caminho ao Senhor; confia nele, e ele o fará”. (Salmos 37.5 – ACF**)

Texto: Mônica Vicente.

*Tradução: Nova Versão Internacional

** Tradução: Almeida Corrigida e Revisada Fiel.