Estudo Mulheres Da Bíblia: Amor Sem Trocas

“Rute, porém, respondeu: “Não insistas comigo que te deixe e não mais a acompanhe. Aonde fores irei, onde ficares ficarei! O teu povo será o meu povo e o teu Deus será o meu Deus! Onde morreres morrerei, e ali serei sepultada. Que o Senhor me castigue com todo o rigor, se outra coisa que não a morte me separar de ti! “
(Rute 1.16-17 – 
 NVI*)

Como anda sua vida amorosa? Você só ama dependendo do que vai receber em troca? Você só ama se a pessoa tem algo a oferecer? Casa, carro, estabilidade financeira, temperamento dócil?

Infelizmente atualmente vivemos relacionamentos baseados na troca e o pensamento é sempre o mesmo: O que vou ganhar com isso?

A bíblia nos relata a história de uma moça chamada Rute. Seu esposo faleceu e sua sogra Noemi havia ficado sozinha no mundo. Ficando com Noemi, Rute não teria proveito algum, pois sua sogra não possuía mais rebentos e mesmo que se casasse novamente, até seus filhos crescerem Rute já estaria em idade avançada. Assim, Rute não teria um futuro promissor ao lado de sua sogra Noemi. Naquela época os maridos que proviam o sustento da casa e imaginem ficar sem eles, viúvas. Como iam se sustentar? O que fariam? Como sobreviveriam?

Agora imagine você ficar com sua sogra. Sozinhas e ainda estarem sujeitas a passar necessidades. Parece uma atitude insana. Entretanto o amor de Rute por sua sogra, um amor sem trocas superou todas as adversidades e fez com que ficassem juntas e o Senhor a honrou por essa atitude.

Nesta manhã convido a todos nós a amarmos sem esperar nada em troca. Ame seus parentes, ame seus filhos e o mais importante ame seu marido. Muitos casais prometem estar juntos na tristeza, na pobreza, na doença mas quando sobrevêm sobre um dos cônjuges algum mal o outro já tende ao abandono pois agora o parceiro não é mais interessante. Que proveito terá se o outro estiver pobre ou doente?

Mas a bíblia nos ensina que o melhor é dar do que receber. Então ame sem esperar nada em troca e dê o seu melhor em seus relacionamentos e você verá como o Senhor é fiel para aqueles que praticam o bem. Ele vai te honrar assim como fez com Rute preparando-lhe um esposo maravilhoso.

Oração: Pai. Ajude-me a amar sem esperar nada em troca e ajude-me a entender que em meus relacionamentos é melhor dar do que receber. Que todas as coisas sejam para tua glória. Em nome de Jesus. Amém.

Texto: Danielle Costa Gomes Vicente

*Tradução: Nova Versão Internacional