Estudo Mulheres da Bíblia – A Viúva de Naim

“E, voltando para casa os que foram enviados, encontraram curado o servo. Em dia subseqüente, dirigia-se Jesus a uma cidade chamada Naim, e iam com ele os seus discípulos e numerosa multidão. Como se aproximasse da porta da cidade, eis que saía o enterro do filho único de uma viúva; e grande multidão da cidade ia com ela. Vendo-a, o Senhor se compadeceu dela e lhe disse: Não chores! Chegando-se, tocou o esquife e, parando os que o conduziam, disse: Jovem, eu te mando: levanta-te!” (Lucas 7.10-14 – RA*)

Jesus estava vindo de Cafarnaum onde curou o servo de um centurião. Percorreu trinta e oito kilometros para chegar à cidade de Naim. Naim em hebraico significa a bela, a graciosa, era uma aldeia. Jesus pode chegar à tarde no horário em que se realizam os funerais.

As pessoas o acompanhavam felizes pelos sinais que já haviam visto. Mas Jesus ao se aproximar da porta da cidade encontra uma cortejo fúnebre! O morto era um jovem, filho único de uma mãe viúva: O filho da viúva de Naim.

De um lado havia pessoas felizes, alegres com a presença de Jesus. De outro, a mãe, parentes e amigos que choravam a morte do filho querido.

A viúva já havia perdido o marido e agora o filho. Como a mulher naquela época não podia ter emprego, restou ao filho prover seu sustento. Agora estava sozinha, além do sofrimento sem nenhum meio de sustento.

Jesus vê o sofrimento daquela mulher enche-se de compaixão e diz: Não chores! 

Aproxima-se do esquife (urna fúnebre) e o toca. O cortejo para! Pela lei não se podia tocar um morto. Jesus não é insensível ao sofrimento humano e declara:  Jovem, eu te mando: levanta-te! (Lucas 7.14b – RA*)

Jesus ordena e o morto se levanta! Jesus é o autor da vida!

 ” Sentou-se o que estivera morto e passou a falar; e Jesus o restituiu a sua mãe. Todos ficaram possuídos de temor e glorificavam a Deus, dizendo: Grande profeta se levantou entre nós; e: Deus visitou o seu povo”. (Lucas 15,16 – RA*)

Jesus o conduz carinhosamente de volta a sua mãe.

Talvez, você mãe, esteja passando por um sofrimento igual ao desta viúva. Está assistindo todos os dias o seu filho(a) morrendo pelo vício, prostituição…

Jesus através desta palavra chega de encontro a sua necessidade e  diz: Não chores!

Convide Jesus para entrar na sua casa, na sua família! Ele é o Autor da Vida, tem o poder de ressuscitar a vida onde existe a morte. Jesus quer restituir a você mãe, a vida de seu filho(a).

Vamos orar:

Jesus, Tu és o autor da vida. Entrego meu coração, minha casa, minha família a Ti e Declaro que Tu és nosso Senhor e Salvador. Peço Senhor que Tu toques no coração do meu filho (a)restituindo a vida onde mora a morte. Louvo-te e agradeço-te pela  imensa graça sobre nós. Oro no nome de Jesus.

Texto: Mônica Vicente

*Tradução: Almeida Revista e Atualizada