Estudo Mulheres da Bíblia – A Mulher Necessitada: A Cananéia

“Uma mulher Cananéia, natural dali, veio a ele, gritando: “Senhor, Filho de Davi, tem misericórdia de mim! Minha filha está endemoninhada e está sofrendo muito”. Mas Jesus não lhe respondeu palavra. Então seus discípulos se aproximaram dele e pediram: “Manda-a embora, pois vem gritando atrás de nós”. Ele respondeu: “Eu fui enviado apenas às ovelhas perdidas de Israel”. A mulher veio, adorou-o de joelhos e disse: “Senhor, ajuda-me! ” Ele respondeu: “Não é certo tirar o pão dos filhos e lançá-lo aos cachorrinhos”. Disse ela, porém: “Sim, Senhor, mas até os cachorrinhos comem das migalhas que caem da mesa dos seus donos”. Jesus respondeu: “Mulher, grande é a sua fé! Seja conforme você deseja”. E naquele mesmo instante a sua filha foi curada”. (Mateus 15.22-28 – NVI*) 

O encontro de uma mulher pagã à procura do milagre de Jesus revela a acepção dos religiosos em frente ao necessitado. Hoje também é comum infelizmente no meio cristão o mesmo cenário.

O texto ilustra o egoísmo dos judeus: MANDA-A EMBORA!  OS JUDEUS ACHAVAM QUE AS BENÇÃOS DO CÉU eram apenas para os filhos. A palavra de Deus diz que o Senhor deseja que ninguém pereça. Como reagimos frente a um necessitado? Talvez com estas palavras: VOLTE AMANHÃ!

Mas a mulher Cananéia reconheceu que toda dádiva vem dos céus e é fruto da bondade de Deus e não do merecimento humano. Os discípulos de Jesus começaram a entender que os gentios (os que não eram judeus) também são merecedores da graça de Deus.

A religiosidade é uma doença que destrói a graça de Deus. Esta mulher reconheceu a sua pequenez perante o Senhor Jesus  e clamou:

Senhor ajuda-me! (Os humilhados serão exaltados!)

O Senhor respondeu:

“Mulher, grande é a sua fé! Seja conforme você deseja. E naquele mesmo instante a sua filha foi curada”. (vs.28)

Quantas pessoas do nosso meio necessitam comer das migalhas do pão?

Ore: Senhor Jesus abre nossos olhos para enxergar a necessidade do próximo, para podermos repartir do pão da vida que és Tu Senhor. Ajudar-nos a levar as boas-novas da salvação de encontro ao necessitado. Oro no nome de Jesus.

Texto: Mônica Vicente

*Tradução: Nova Versão Internacional