Estudo Mulheres Da Bíblia – A Mulher Do Fluxo De Sangue

“Grande multidão o seguia, comprimindo-o. Aconteceu que certa mulher, que, havia doze anos, vinha sofrendo de uma hemorragia e muito padecera à mão de vários médicos, tendo despendido tudo quanto possuía, sem, contudo, nada aproveitar, antes, pelo contrário, indo a pior, tendo ouvido a fama de Jesus, vindo por trás dele, por entre a multidão, tocou-lhe a veste. Porque, dizia: Se eu apenas lhe tocar as vestes, ficarei curada. E logo se lhe estancou a hemorragia, e sentiu no corpo estar curada do seu flagelo. Jesus, reconhecendo imediatamente que dele saíra poder, virando-se no meio da multidão, perguntou: Quem me tocou nas vestes? Responderam-lhe seus discípulos: Vês que a multidão te aperta e dizes: Quem me tocou? Ele, porém, olhava ao redor para ver quem fizera isto. Então, a mulher, atemorizada e tremendo, cônscia do que nela se operara, veio, prostrou-se diante dele e declarou-lhe toda a verdade. E ele lhe disse: Filha, a tua fé te salvou; vai-te em paz e fica livre do teu mal.” (Marcos 5.24-34, leia também em Mateus 9.20-22; Lucas 8.43-48 ARA).

Mulher você gosta de ficar sozinha? Sem amigos, sem família, sem trabalho, sem ninguém?

Imagine então você sozinha por doze anos! A mulher do fluxo de sangue muito provavelmente durante o período da sua doença ficou sozinha. Em Levítico 15.25-27, ARA diz:

“Também a mulher, quando tiver o fluxo do seu sangue, por muitos dias fora do tempo da sua separação, ou quando tiver fluxo de sangue por mais tempo do que a sua separação, todos os dias do fluxo da sua imundícia será imunda, como nos dias da sua separação. Toda a cama, sobre que se deitar todos os dias do seu fluxo, ser-lhe-á como a cama da sua separação; e toda a coisa, sobre que se assentar, será imunda, conforme a imundícia da sua separação. E qualquer que a tocar será imundo; portanto lavará as suas vestes, e se banhará com água, e será imundo até à tarde”.

Ou seja, por todo o período da sua doença, 12 anos ela tinha que viver separada. O povo judeu obedecia com toda a reverência toda Lei e por isso essa mulher era considerada imunda por todo esse tempo. Era mais comum a mulher ser considerada impura por apenas sete dias, que era o tempo necessário para o período menstrual. Levítico 15.19, ARA fala, exatamente, sobre isto:

“Mas a mulher, quando tiver fluxo, e o seu fluxo de sangue estiver na sua carne, estará sete dias na sua separação, e qualquer que a tocar, será imundo até à tarde”.

Este seu problema físico, gerava um problema social, outro problema emocional, e acabava por excluir toda e qualquer chance de se ter uma vida feliz, em família e com amigos. E por isso, ela gastou tudo o que tinha, com todos os tipos de médicos que existiam na época para conseguir a sua cura e o seu milagre. Mesmo assim, não conseguiu, e pior tinha piorado, pois estava sem dinheiro e muito provavelmente num estado de saúde e emocional pior.

Foi então que ela ouviu falar de Jesus. Mas tinha um, porém, como estava impura, pelo fluxo de sangue e pela sua doença, ela não podia tocar em ninguém, muito menos num mestre. Porém Jesus disse:

“Pois em verdade vos digo que, se tiverdes fé como um grão de mostarda, direis a este monte: Passa daqui para acolá, e ele passará. Nada vos será impossíveis”. (Mateus 17.20, ARA).

Aquela mulher, pela , e não através da religião, quebrou as barreiras que diziam que não podia tocar em ninguém, enfrentou a multidão, e tocou em Jesus. Ela fez justamente o oposto do que poderia fazer, poderia até ser apedrejada por tocar nas pessoas e em Jesus, mas a mulher agiu com fé. Ela tocou em Jesus com fé, e Ele sentiu que Dele saiu poder. Pois alguém tinha tocado Nele diferente, de uma forma que movia o milagre do mundo sobrenatural, espiritual e trazia para o mundo físico. Não foi necessária uma oração sequer. Apenas a fé em Jesus trouxe o seu milagre.

Jesus queria saber quem havia tocado Nele diferente, e a mulher ficou aterrorizada, pois sabia o que poderia acontecer. Então se prostrou e contou toda a verdade. Depois do milagre é impossível não adorarmos a Deus prostrados e andarmos pela vereda da justiça, pelo caminho da verdade. E então Cristo falou à mulher que a sua a salvou, para ir em paz e livre de seu mal. E agora ela seria readmitida pela sociedade, pela sua família, pelos seus amigos e até por um trabalho, encontrando saúde física e espiritual. Este é o resultado da paz de Deus, da paz de Jesus.

E você está sozinha? O que precisa? Qual o seu milagre? Será impossível para Deus?

Toque pela fé em Jesus e receba o seu milagre no nome Dele, para a glória Dele, pois não há impossível para ao que crê e sem fé é impossível agradar a Deus.

Texto: Thiago Vicente.

*ARA – Almeida Revista e Atualizada.