ESTUDO MULHERES DA BÍBLIA – A Mulher Cananéia

“Jesus saiu dali e foi para a região que fica perto das cidades de Tiro e de Sidom. Certa mulher cananéia, que morava naquela terra, chegou perto dele e gritou: — Senhor, Filho de Davi, tenha pena de mim! A minha filha está horrivelmente dominada por um demônio! Mas Jesus não respondeu nada. Então os discípulos chegaram perto dele e disseram: — Mande essa mulher embora, pois ela está vindo atrás de nós, fazendo muito barulho! Jesus respondeu: — Eu fui mandado somente para as ovelhas perdidas do povo de Israel. Então ela veio, ajoelhou-se aos pés dele e disse: — Senhor me ajude! Jesus disse: — Não está certo tirar o pão dos filhos e jogá-lo para os cachorros. Sim, senhor, — respondeu a mulher — mas até mesmo os cachorrinhos comem as migalhas que caem debaixo da mesa dos seus donos. Mulher, você tem muita fé! — disse Jesus. — Que seja feito o que você quer! E naquele momento a filha dela ficou curada”. (Mateus 15.21-28, NTHl)

O coração de uma mãe é um dos mais poderosos motivadores e intercessores conhecidos. Esta mulher Cananéia ou siro-fenícia demonstrou que um coração de mãe ultrapassa quaisquer barreiras impostas por credoraça e posição social.

Havia pelo menos três barreiras que podiam a impedir de se chegar até Jesus: era gentia, era Cananéia (e o povo cananeu era desprezado pelos judeus) e era mulher. As mulheres nunca poderiam se aproximar de um homem e em especial de um rabi ou mestre.

Mas ela no íntimo sabia a quem poderia recorrer e reconhecia Jesus como Rei, pois o chamou:

Senhor, Filho de Davi, tenha pena de mim! A minha filha está horrivelmente dominada por um demônio!

E fez uma oração simples:

— Senhor, me ajude!

O Senhor ouve a todos sem acepção de pessoas. Sua persistência revelou a Jesus não apenas a determinação de uma mãe na cura de sua filha, mas sua grande fé.

“Mulher, você tem muita fé! — disse Jesus — Que seja feito o que você quer! E naquele momento a filha dela ficou curada”. (Mateus 15.28, NTHL)

Você mulher está passando por alguma dificuldade familiar? Com seus filhos ou marido?

Tome uma atitude como esta mulher. Faça sua oração e simplesmente peça:

Senhor Jesus me ajude.

Texto: Mônica Vicente.

*NTHL – Nova Tradução na Linguagem de Hoje.