“O nome da mulher de Anrão era Joquebede descendente de Levi, que nasceu no Egito. Ela lhe deu à luz Arão, Moisés e Miriã, irmã deles”. (Números 26.59 – NVI)
Joquebede vivia com sua família em um ambiente de dura opressão. Anrão, seu marido era um dos escravos hebreus e tinham dois filhos: Arão e Miriã então ela fica grávida do terceiro: Moisés.
“Por isso o faraó ordenou a todo o seu povo: “Lancem ao Nilo todo menino recém-nascido…” (Êxodo 1.22 – NVI).
Deus planejava aquele nascimento a fim de realizar uma grande obra.
Então Joquebede toma um cesto coloca o menino e solta o cesto na beira do rio. Como ela pode largar este filho de apenas três meses dentro do cesto no rio? A princesa, filha de faraó, acha o menino; naquela hora aparece Miriã e oferece a princesa o serviço de uma ama.
“… Foi, pois, a moça, e chamou a mãe do menino” (Êxodo 2.8 – ACF).
Na verdade a paz de Deus que excede todo entendimento inundou o coração de Joquebede, apesar das circunstâncias ela tinha a paz de Deus.
Onde necessitamos de paz?
Em nós mesmas, com nosso marido, nossos filhos, em casa, na escola, no trabalho e na mente. A paz vem de Deus, mas cabe a nós aceitá-la e conservá-la. Se houver no lar desavenças, ciúmes e amargura a paz não poderá crescer. Se formos rabugentas e murmuradoras, haverá guerra dentro de nós.
O reflexo da criação de uma mãe com paz e sabedoria gerou três filhos; três bênçãos: Arão foi o primeiro sacerdote, Miriã a primeira profetiza e Moisés o líder, o legislador e guia de uma nação.
Nossos filhos são o nosso reflexo: daquilo que cremos e ensinamos desde pequenos.
Vamos buscar a paz, seguir a paz e fazê-la crescer em nossos lares.
Ore: “Senhor eu recebo agora a Tua paz que excede todo o meu entendimento e guarda a minha mente e o meu coração em Ti. Ajuda-me a ser uma mulher sábia e edificadora no meu lar. Oro no nome de Jesus”.
Texto: Mônica Vicente.
*NVI – Nova Versão Internacional
*ACF – Almeida Corrigida e Revisada Fiel.