ESTUDO MULHERES DA BÍBLIA – DALILA – A Traidora

“Depois disto, aconteceu que se afeiçoou a uma mulher do vale de Soreque, a qual se chamava Dalila. Então, os príncipes dos filisteus subiram a ela e lhe disseram: Persuade-o e vê em que consiste a sua grande força e com que poderíamos dominá-lo e amarrá-lo, para assim o subjugarmos; e te daremos cada um mil e cem siclos de prata. Disse, pois, Dalila a Sansão: Declara-me, peço-te, em que consiste a tua grande força e com que poderias ser amarrado para te poderem subjugar”. (Juízes 16.4 -6 – ARA*)

Sansão e Dalila dois personagens de uma grande lição sobre traição e como não agir com o próximo.

Sansão foi separado por Deus desde o ventre de sua mãe para livrar Israel dos filisteus, porém se apaixonou por Dalila, uma mulher pagã e foi destruído por causa desta afeição. Dalila era uma mulher manipuladora, que obtém seu desejo através do amor fingido.

Não são poucas as “Dalilas” de hoje que usam de todos os subterfúgios para conseguir seu intento, isto comprova que qualquer pessoa pode ser usada pelo diabo para exercer este mesmo papel com seu próximo, destruindo-o.

No hebraico Dalila quer dizer mulher fraca, dócil. A palavra de Deus nos ensina que para se conhecer alguém necessário é ver os frutos, muitas vezes a paixão da carne ultrapassa esta etapa e apenas vislumbra o exterior.

Dalila foi uma mulher maliciosa usada para trair a confiança de Sansão, ardilosa, perspicaz em seu plano fingindo amá-lo:

“Então, ela lhe disse: Como dizes que me amas, se não está comigo o teu coração? Já três vezes zombaste de mim e ainda não me declaraste em que consiste a tua grande força”. (Juízes 16.15 –ARA*).

Vamos refletir: mulheres! Quantas agem como Dalila, usam de vários meios para descobrir aquele “segredo” e depois usá-los a seu favor, Dalila é um grande exemplo de como uma mulher não deve tratar pessoas, amizades ou intimidade.

Dalila era tão perspicaz que importunava Sansão todos os dias com suas palavras até leva-lo a l abrir o coração e contar todo segredo de sua força.

“Importunando-o ela todos os dias com as suas palavras e molestando-o, apoderou-se da alma dele uma impaciência de matar.  Descobriu lhe todo o coração e lhe disse: Nunca subiu navalha à minha cabeça, porque sou naziréu de Deus, desde o ventre de minha mãe; se vier a ser rapado, ir-se-á de mim a minha força, e me enfraquecerei e serei como qualquer outro homem”. (Juízes 16.17 – ARA*)

Dalila foi usada para enganar Sansão, quem sabe você tenha feito o mesmo, afeiçoando-se a alguém por simples interesse, para ganhar algo em troca. Engane as pessoas e elas te abandonarão. Mas faça o oposto do que Dalila fez e você estará no caminho da vida e Deus a abençoará.

 Texto: Mônica Vicente.

*Tradução: Almeida Revista Atualizada.