ESPECIAL MULHERES DA BÍBLIA – A Viúva Persistente

“Disse-lhes Jesus uma parábola sobre o dever de orar sempre e nunca esmorecer: Havia em certa cidade um juiz que não temia a Deus, nem respeitava homem algum. Havia também, naquela mesma cidade, uma viúva que vinha ter com ele, dizendo: Julga a minha causa contra o meu adversário. Ele, por algum tempo, não a quis atender; mas, depois, disse consigo: Bem que eu não temo a Deus, nem respeito a homem algum; todavia, como esta viúva me importuna, julgarei a sua causa, para não suceder que, por fim, venha a molestar-me. Então, disse o Senhor: Considerai no que diz este juiz iníquo. Não fará Deus justiça aos seus escolhidos, que a ele clamam dia e noite, embora pareça demorado em defendê-los?”. (Lucas 18. 1-7, ARA).

A palavra dever significa = obrigação.

E a expressão sem esmorecer, significa = sem desanimar, sem fraquejar, sem fracassar e sem parar.

Esta viúva demostra a prática da fé e da oração. As viúvas estavam sempre entre os membros mais vulneráveis desta sociedade, o texto demonstra que ela não tinha nenhum familiar que a ajudasse nesta causa.

O juiz mal e arrogante tratou aquela mulher e a sua causa com desprezo, era um aborrecimento todos os dias aquela mulher insistir na sua causa. Mas apesar de ser mal e não temer a Deus, ele atendeu o pedido porque ela a importunava todos os dias.

Esta viúva demonstra a todas nós mulheres a importância da oração e perseverança.

“Por isso, vos digo: Pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e achareis; batei, e abrir-se-vos-á”. (Lucas 11.9, ARA).

O que você precisa do Senhor?

Tome uma atitude de fé e não olhe para as circunstâncias; seja firme e constante na oração. A fidelidade do Senhor é um compromisso de Sua parte:

“Pois todo o que pede recebe; o que busca encontra; e a quem bate, abrir-se-lhe-á”. (Lucas 11.10, ARA). 

Texto: Mônica Vicente.

*ARA – Almeida Revista e Atualizada.