Especial Mulheres Da Bíblia: A Mulher de Samaria – Mulher Rejeitada

“Então, lhe disse a mulher samaritana: Como, sendo tu judeu, pedes de beber a mim, que sou mulher samaritana (porque os judeus não se dão com os samaritanos)? Replicou-lhe Jesus: Se conheceras o dom de Deus e quem é o que te pede: dá-me de beber, tu lhe pedirias, e ele te daria água viva”. (João 4.9-10 RA).

Jesus chega à cidade de Sicar, cansado da viagem e senta junto à fonte. Nisto uma mulher samaritana se aproxima para tirar água. Jesus diz: Dá-me de beber.

Jesus ao falar com ela quebra regras sociais da época; pois as mulheres eram consideradas inferiores. Um homem jamais falaria com uma mulher em público. Os judeus não falavam com samaritanos, se odiavam e evitavam qualquer contato. E por último nenhum homem e em especial um Mestre falaria com uma mulher de tão má reputação. Esta mulher era socialmente rejeitada.

Mas Jesus não considerou todas estas barreiras e se apresenta a ela como Messias que todos esperavam, ofereceu a ela o perdão, a redenção e uma nova vida. Ela tomou uma atitude e bebeu da taça de água viva que Jesus lhe ofereceu.

Talvez você pode ter sido rejeitada em algo, desqualificada em fazer algo importante para Deus. Mas os caminhos de Jesus não são o do mundo. 

O propósito da salvação é a essência do Cristianismo.

A samaritana nasceu de novo; não se importou mais com o seu passado, estava livre. Transformou-se em portadora de boas novas, foi a voz da esperança na sua comunidade.

Jesus nos fala hoje:

Mulher não importa a sua idade, se é avó ou mocinha.

Para aquelas que cometem erros,hoje lhe é oferecido um novo começo.

Para aquelas que parecem que não tem nada a oferecer – Jesus hoje te dá uma nova identidade.

Para aquelas rejeitadas pela sociedade – Jesus hoje te dá um novo começo.

“Afirmou-lhe Jesus: Quem beber desta água tornará a ter sede;  aquele, porém, que beber da água que eu lhe der nunca mais terá sede; pelo contrário, a água que eu lhe der será nele uma fonte a jorrar para a vida eterna”. (João 4.13,14 – RA).

Se você quiser beber da água da vida declare:

Senhor Jesus entrego em tuas mãos a minha vida. Peço perdão pelos meus pecados. Ensina-me a viver segundo o que é verdadeiramente importante e usa-me como anunciadora de boas-novas. Oro no nome de Jesus.

Texto: Mônica Vicente.

*RA – Revista Atualizada.