Escapando Dos Clichês

Naquela mesma noite, apareceu Deus a Salomão e lhe disse: Pede-me o que queres que eu te dê. Dá-me, pois, agora, sabedoria e conhecimento, para que eu saiba conduzir-me à testa deste povo; pois quem poderia julgar a este grande povo?” (II Crônicas 1.7 e 10).

O sistema do mundo condicionado em sua esteira produtiva a montar cada meio da vida, do pensar ao ser, do tomar ao entender, tudo produzindo sem falhas, em linha.

Este modelo faz do individuo, um clichê, que faz de sua vida, um existir, sem saber por que viver?

Suas respostas programadas salientam os desejos focalizados em trabalho, talentos, status…. repetição da repetição. A sociedade da liberdade, perdida em si mesmo, vê mundo retorcido, não percebendo sua programação pré-formada.

Então realmente, oque lhe faz viver?

Salomão certa vez respondeu esta pergunta, um homem de riquezas incontáveis, de talentos esplendorosos e de um status ecoado sobre quatros cantos do mundo antigo. Este homem chegou este caminho, não buscando-o, mas quando esteve frente a frente ao Senhor, poderia pedir todas as coisas ilustras acima no texto. Mas que pediu foi sabedoria.

Sabedoria não para ter status, não para ter poder, muito menos riquezas, Sabedoria para poder ser um justo rei ao mesmo tempo, um justo servo de Deus, para iluminar seus súditos a viver de maneira ética e verdadeira, para construir mundo social justo.

Ou seja, sua vida não caminhou sobres os clichês de ser rei, poderoso, glorioso, vitorioso, mas de ser uma ferramenta que mudasse seu meio coletivo,

um instrumento que pudesse utilizar no máximo os seus talentos e dons para mudar realidade em que vivia.

Portanto para sair dos vícios deste mundo, temos aprender viver longe do ser, ter e poder, da individualidade sua busca interminável, mas vivermos para outros, para mudar a realidade em que vivemos. Usando de nossos talentos, dons, capacidade como motores propulsores desta nova realidade.

Por isso Cristo nos convida “Quem acha a sua vida perdê-la-á; quem, todavia, perde a vida por minha causa achá-la-á”. (Mateus 10.39)

Ore: “Senhor me ajude sair dos lugares comuns deste mundo e de mim mesmo para utilizar de toda minha vitalidade, capacidade, talentos que tu me deste para mudar a realidade em que vivo, em nome de Jesus, amém”.

Texto: Lucas Vicente