Ele Está Presente

A história de Jacó é a expressão dá graça de Deus, de seu cuidado para com o homem. O homem que nasceu no signo da enganação, já que seu nome significa: “o enganador”.

Ludibriar então não foi apenas um nome, mas o caminho que Jacó seguia, era o homem dos planos para subir na vida, para isso roubou primogenitura de seu irmão com um prato de lentilhas, e ainda a benção de seu pai Isaque para assim talvez assumir a liderança da tribo.

Contudo seus deslizes tiveram consequências funda, o ódio profundo de seu irmão caçador Esaú. Furor que o fez fugir pela vida. Abandonar tudo que seus planos tinham acrescidos. De uma vez perdeu tudo.

Sua esperança era tentar encontrar o seu Tio Labão em busca de refúgio, no entanto para isso deveria percorrer um longo caminho, passar pelo deserto, para até chegar em Harã, então dar a sorte de encontrar seu tio. No meio do caminho deitado no deserto, próximo de Belém, a noite, desprovido de tudo, este se recolheu a dormir, talvez sem esperança para acordar.

Talvez sua vida esteja parecida com a de Jacó, pois assim como seus planos, sua vida se desmoronou de uma hora para outra, e lhe falta até o chão, o equilíbrio para poder aspirar qualquer perspectiva.

Neste momento crível, com o mesmo sentimento, Jacó teve uma revelação incrível, Deus apareceu a ele disse:

“Eu Sou Yahweh, o Deus de Abraão, teu pai, e o Deus de Isaque. A terra sobre a qual dormiste, Eu a dou a ti e à tua descendência!  Tua posteridade se tornará numerosa como a poeira do solo; tu te estenderás para o Ocidente e o Oriente, para o Norte e para o Sul, e todos os clãs da terra serão abençoados por teu intermédio e por tua descendência!  Eu estou contigo e te guardarei em todo lugar aonde fores, e te reconduzirei a esta terra, porque não te deixarei enquanto não cumprir Eu tudo o que te prometi!” (Gn. 28 14-15 – KJA*).

Ou seja, resumidamente Deus, disse: “Sou contigo, ainda que não ache ninguém e nem esperança, Eu sou Contigo, Eu Sou capaz de realizar suas promessas e sonhos, basta entregar sua vida a mim, basta confiar e ver porque sou o Deus dos Teus pais, farei tu abençoado e todos que vieram de ti abençoados”.

Naquele mesmo instante desta revelação maravilhosa, “Jacó acordou disse: Na verdade o SENHOR está neste lugar e eu não sabia! (Gn. 28. 16 – KJA*)

Jacó, então aprendeu que Deus está com ele não importando os prognósticos ou o seu passado, ele está junto. Mesmo naquele lugar absurdo, sombrio e isolado, ele é presente. Porque Deus sempre nos ama.

Esta é a realidade que ensinou Jacó algo que nunca mais iria esquecer, que o Senhor é sempre presente com seu amor e misericórdia, que andam juntos, pronto para salvar até um homem como Jacó, e como eu e você.

Texto: Lucas Vicente

Tradução: King James Atualizada.