Dorcas, A Mulher Notável//Mulheres na Bíblia//Mônica Vicente//MENSAGEM DIÁRIA

Havia em Jope uma discípula por nome Tabita, nome este que, traduzido, quer dizer Dorcas; era ela notável pelas boas obras e esmolas que fazia. Ora, aconteceu, naqueles dias, que ela adoeceu e veio a morrer; e, depois de a lavarem, puseram-na no cenáculo.” Atos 9.36 -37 (ARA)

 

Dorcas, era uma mulher notável, morava em Jope, cidade portuária, viveu no tempo da formação da Igreja primitiva. A bíblia chama Dorcas de discípula que significa seguidora de Jesus. Em grego Dorcas significa gazela, um símbolo de beleza, porém a Bíblia não ressalta sua beleza exterior, mas a sua beleza interior na compaixão pelas pessoas necessitadas.

 

A beleza de vocês não deve estar nos enfeites exteriores, como cabelos trançados e joias de ouro ou roupas finas. Pelo contrário, esteja no ser interior, que não perece, beleza demonstrada num espírito dócil e tranquilo, o que é de grande valor para Deus.1 Pedro 3:3,4 (NVI)

 

Dorcas era notável pelas suas obras! Veja: ela não pensou somente em ajudar as pessoas, não ficou paralisada em boas intenções. Ela fazia o que podia pelas pessoas.  Não ficava apenas em seu imaginário, com frequência ela realizava, ajudando as viúvas. Naquela cultura, as viúvas, se não tivessem filhos ou algum parente que as sustentassem viviam na rua, a margem daquela sociedade.

 

Frequentemente temos inúmeros projetos, planos, para fazer algo por alguém, mas quase nunca colocamos em prática, nos vemos vencidas por tantos acúmulos de tarefas que nos cercam. Deus nos diz que a fé sem obras é morta! Não somos salvas mediante as boas obras, mas somos salvas perante a fé em Jesus Cristo, esta fé operante nos leva a realizar boas obras.

 

Se seu irmão estiver necessitado de roupas e alimentos o que você faria? (Tiago 2.14-17)  Aquela comunidade de Jope sabia o quanto Dorcas significava para aquelas viúvas, seu amor e serviço de costureira a tornaram querida (Vs.39) por todos. Sabendo que Pedro estava em Lida, cidade vizinha, enviaram dois homens para chamá-lo(Vs. 40-41). Pedro atendeu a eles:

 

“Mas Pedro, tendo feito sair a todos, pondo-se de joelhos, orou; e, voltando-se para o corpo, disse: Tabita, levanta-te! Ela abriu os olhos e, vendo a Pedro, sentou-se. Ele, dando-lhe a mão, levantou-a; e, chamando os santos, especialmente as viúvas, apresentou-a viva. Este milagre se tornou conhecido em toda Jope e muitos creram no Senhor.” (Vs42)

 

Alguém precisa de sua ajuda hoje?

 

Pode ser que não somos costureiras! Mas quantas de nós podemos comprar alimentos para uma família necessitada, ensinar a organizar e limpar uma casa, alfabetizar? A lista para ajudar outras pessoas é interminável!

 

 

Quem trata bem os pobres empresta ao Senhor, e ele o recompensará.

Provérbios 19.17(NVI)

 

 

Oração: Pai Amado mostrar-nos o que podemos fazer e como fazer para ajudar aos necessitados. Queremos ser reconhecidas como discípulas do Senhor em atitude de amor uns com outros. Oro no nome de Jesus.”

 

Texto e Vídeo: Mônica Guimarães Vicente.
*Mônica Vicente é evangelista, plantadora de Igreja, teóloga, turismóloga. Casada há 39 anos tem dois filhos casados e duas netas.