Dor de Cotovelo? A Inveja…

“Pessoas estão sendo tratadas como bens de consumo, caso haja defeito, descarta-se ou até mesmo troca-se por versões mais atualizadas. ”  Zygmunt Bauman

“Pois onde há inveja e ambição egoísta, aí há confusão e toda espécie de males. ” (Tiago 3:16 – NVI*)

“O coração em paz dá vida ao corpo, mas a inveja apodrece os ossos. ”  (Provérbios 14:30 – NVI*)

Desde o princípio a inveja se instaurou na humanidade, hoje a inversão de valores é tão clara que ela está em todos os lugares, a euforia da compra, troca, não só por objetos, mas até o homem ou a mulher se torna obsoleto, ultrapassado e descartável. É a busca desenfreada da felicidade que acaba destruindo uma pessoa, sua família, seu casamento. Como sair desse abismo?

Sua inveja dura mais do que a felicidade da pessoa que você está invejando.

1º – Fuja da comparação

“Não me importava que a casa para onde nos mudamos fosse uma caixa de fósforos. Eu não sabia que ela era uma caixa de fósforos. Menino ainda como eu era, não havia sido picado pela maldição da comparação. ” 
Ruben Alves

“Cada um examine os próprios atos, e então poderá orgulhar-se de si mesmo, sem se comparar com ninguém, ” (Gálatas 6:4 – NVI*)

2º – Ame-se

Seja autêntico! Não tente ser o que você não foi chamado pra ser. Viva bem como você é e como Deus te criou. Aceite a maneira como Deus te criou. Seja honesto com você mesmo e se ame do jeito que você é!

3º – Valorize o que você já tem!

“Melhor é contentar-se com o que os olhos vêem do que vaguear o apetite. Isso também não faz sentido, é correr atrás do vento. ” (Eclesiastes 6:9 – NVI*)

“Não estou dizendo isso porque esteja necessitado, pois aprendi a adaptar-me a toda e qualquer circunstância. ” (Filipenses 4:11 – NVI*)  

4º – Ame e ame muito!

“E o segundo é semelhante a ele: ‘Ame o seu próximo como a si mesmo’. ”  (Mateus 22:39 – NVI*)

“Mas eu digo a vocês que estão me ouvindo: Amem os seus inimigos, façam o bem aos que os odeiam, ” (Lucas 6:27 – NVI*)

O amor é o antídoto para a inveja!

“Alegrem-se com os que se alegram; chorem com os que choram.” (Romanos 12:15 – NVI*)

“Não inveje os pecadores em seu coração; melhor será que tema sempre ao Senhor.Se agir assim, certamente haverá bom futuro para você, e a sua esperança não falhará. ” (Provérbios 23:17,18 – NVI*)

Texto: Vivian C.Thomazinho Vicente

*Tradução: Nova Versão Internacional

(Texto baseado na pregação A Inveja do Pastor Anésio Rodrigues – Comunidade Carisma)