Domínio E Autoridade

“Jesus chamou os doze discípulos e lhes deu poder e autoridade para expulsar todos os demônios e curar doenças. Então os enviou para anunciarem o Reino de Deus e curarem os doentes”. (Lucas 9.1-2 – NTLH).

Os conceitos de Autoridade e Domínio ou poder é:

1. exousia (e^ouoia)” (derivado do verbo impessoal exesti, “e legal”). Então exousia, significa licença ou permissão, liberdade de fazer, e habilidade ou força com que a pessoa e dotada. Tanto de curar, expulsar demônios como expandir o Reino, como esta descrito Mateus 16.18

2. dunamai (Out’a |i a i ), “ser capaz, ter poder”, quer por habilidade pessoal, permissão ou oportunidade, aqui dada por Cristo. Por isso pela graça Senhor fez nossas fraquezas forças para ser capazes de vivermos segundo o propósito do Reino.

Entendendo estes conceitos é mais fácil compreender a ação do Poder de Deus em nossas vidas:

Como os Apóstolos entenderam, que ao receber o envio do Senhor, entendeu que é Ele que supri todas as coisas, dês da legalidade de curar e expulsar demônio, como a capacidade de ouvir, amar, ajudar e anunciar, como de guiar os espaços e as pessoas que tem um coração quebrantado e até suprir a jornada com alimentos e moradia.

Eles alcançavam a pessoas, representando a exousia, a autoridade e legalidade, para curar e libertar de demônios, como pelo duminus a capacidade de amar, ouvir e ajudar, e por último na recepção do anuncio do Reino de Deus, novo governo e dominio, que está disponível a todo que crer, qual recebe: esperança aos pobres, liberdade aos cativos, restauração aos enfermos, o fim da opressão do pecado e do governos humanos, vivendo agora ano aceitável do Senhor, ou seja, sua graça.

Portanto desvinculado o domínio e autoridade da nossa capacidade, mas do poder e capacidade de Cristo, que Ele faz todas as coisas, não por merecimento, como às vezes é apontado em nossos dias.

Texto: Lucas Vicente.

*NTHL – Nova linguagem de Hoje.