Dia 97: A parábola da rede | TODAS AS PALAVRAS DE JESUS

  Então perguntou Jesus: “Vocês entenderam todas essas coisas?” “Sim”, responderam eles. Ele lhes disse: “Por isso, todo mestre da lei instruído quanto ao Reino dos céus é como o dono de uma casa que tira do seu tesouro coisas novas e coisas velhas”. Mateus 13.51-52 (NVI)

 

A derradeira parábola, oitava da compilação de ilustrações contidas no Evangelho segundo Mateus, é a ‘parábola do dono da casa’.

Ao concluir a série de parábolas, e a penúltima ‘parábola da rede’, Jesus pergunta aos seus discípulos se eles haviam entendido.

Os mesmos que pediram para Jesus explicar a ‘parábola do joio’ (Mateus 13.36) agora estavam sendo indagados por Jesus na sua compreensão sobre os mistérios do Reino.

Aparentemente, os apóstolos respondem que sim, e então Jesus faz as considerações finais desse compêndio de parábolas.

Ao contrário dos mestres da Lei judeus, que não criam em Jesus e o perseguiam, Jesus compara um mestre da Lei dos Reino dos céus que é instruído sobre o Reino é como um dono de uma casa.

Esse dono da casa, tira do seu tesouro, coisas novas e velhas. Jesus nos ensinou que o tesouro do ser humano é o seu coração (Lucas 6.45).

Ou seja, todo ensinamento colocado no coração pode ser retirado, ensinamentos novos e velhos, e aquele que o têm no coração deve avaliá-los.

A palavra no original grego para ‘instruído’ é o verbo ‘matheteuo’ que é derivado da substantivo ‘mathetes’, e significa ‘discípulo’. Logo, ‘matheteuo’ significa literalmente ‘ser discípulo’.

Se somos discípulos de Jesus e pertencemos ao Reino dos céus, vamos ter que saber analisar todo ensinamento que chega até nós, novos e velhos, repetindo em nosso coração, e deixando permanecer aquilo que vá de encontro com o ensinamento de Cristo e de toda Palavra de Deus.

Oração: Pai peço discernimento pelo Teu Santo Espírito ao meu coração para todo ensinamento que receber, para que permaneça dentro de mim apenas aqueles que forem realmente de acordo com a verdade da Tua Palavra. Em nome de Jesus. Amém!

 

Texto e vídeo: Thiago Vicente.*

*Thiago Vicente (Instagram: @thigvi) é o idealizador e fundador do MENSAGEM DIÁRIA, Pastor, Reverendo, Teólogo, Escritor, Professor de Educação Física, Personal Trainer, Especialista em Fisiologia do Exercício, Mestre com “aprovação com louvor” na área de Bíblia, Doutorando na mesma área, plantador de igrejas, casado há 12 anos e tem duas filhas.

Compre o livro do Thiago Vicente na AMAZON: “A oração do Pai nosso e do Salmo 23 para crianças”: e apoie o nosso canal: https://www.amazon.com.br/dp/6500204875.