Dia 88: Por que Jesus ensinava em parábolas?

Mateus 13.11-17 (NVI): “11 Ele respondeu: “A vocês foi dado o conhecimento dos mistérios do Reino dos céus, mas a eles não. 12 A quem tem será dado, e este terá em grande quantidade. De quem não tem, até o que tem lhe será tirado. 13 Por essa razão eu lhes falo por parábolas:“ ‘Porque vendo, eles não vêem e, ouvindo, não ouvem nem entendem’.  14 Neles se cumpre a profecia de Isaías: “ ‘Ainda que estejam sempre ouvindo, vocês nunca entenderão; ainda que estejam sempre vendo, jamais perceberão. 15 Pois o coração deste povo se tornou insensível; de má vontade ouviram com os seus ouvidos, e fecharam os seus olhos. Se assim não fosse, poderiam ver com os olhos, ouvir com os ouvidos, entender com o coração e converter-se, e eu os curaria’.  16 Mas, felizes são os olhos de vocês, porque vêem; e os ouvidos de vocês, porque ouvem. 17 Pois eu lhes digo a verdade: Muitos profetas e justos desejaram ver o que vocês estão vendo, mas não viram, e ouvir o que vocês estão ouvindo, mas não ouviram.” 

 

O capítulo 13 de Mateus é uma coletânea de discursos de Jesus, principalmente em parábolas. Parábolas são ilustrações que trazem verdades e princípios do Reino dos céus através de estórias ligadas com a realidade diária das pessoas. Dessa forma, temos um estudo didático, que pode ser facilmente repetido em estórias, mas que para entendimento requer algo mais.

 

Na verdade, se notarmos, os próprios discípulos perguntam para Jesus porque Ele falava através de parábolas (Mateus 13.10). Jesus explicou que para o povo não fora dado o entendimento dos mistérios do Reino de Deus, e por causa disso Ele falava de mistérios de Deus em parábolas. 

 

No entanto, na continuidade do texto os próprios discípulos não entendem a parábola do semeador (Marcos 4.13). Mas porque os discípulos tem o convívio diário e próximo com Jesus, Ele mesmo pode explicar o conteúdo do seu ensino, como vemos posteriormente (Mateus 13.18).

Mas como texto de Mateus é algo que foi escrito para ser recebido por uma comunidade cristã, pós-ressureição e ascensão de Jesus, está comunicando a comunidade que os cristãos tem o entendimento do Reino, enquanto que as outras pessoas não.

 

Como próprio texto de João 3 nos revela que apenas os que nasceram da água e do Espírito Santo podem ter o entendimento do Reino (João 3.3,5). O coração insensível e incrédulo impede as pessoas de ter entendimento dos mistérios de Deus, mas de qualquer forma a parábola pode ser guardada e retransmitida, até que através do novo nascimento, qualquer pessoa pode ter a revelação divina.

 

Oração: Pai, obrigado porque o SENHOR confiou o seu Reino e seus mistérios a nós, teus filhos e povo que creem em Jesus, e nascemos de novo. Continua revelando e abrindo nosso entendimento espiritual. Em nome de Jesus. Amém.

 

Texto e vídeo: Thiago Vicente.*

 

*Thiago Vicente (Instagram: @thigvi) é o idealizador e fundador do MENSAGEM DIÁRIA, Pastor, Reverendo, Teólogo, Professor de Educação Física, Personal Trainer, Especialista em Fisiologia do Exercício, Mestre com “aprovação com louvor” na área de Bíblia, Doutorando na mesma área, plantador de igrejas, casado há 12 anos e tem duas filhas.