DIA 56 – Médicos para doentes

Mateus 9.11b-12: “11 […] “Por que o mestre de vocês come com publicanos e ‘pecadores’?” 12 Ouvindo isso, Jesus disse: “Não são os que têm saúde que precisam de médico, mas sim os doentes. 13 Vão aprender o que significa isto: ‘Desejo misericórdia, não sacrifícios’. Pois eu não vim chamar justos, mas pecadores”. [1]

 

O episódio do chamado do apóstolo Mateus termina na mensagem de hoje.

 

Logo após Jesus chamar Mateus, e ele abandonar tudo para seguir Jesus, Cristo vai para casa de Mateus. E claro que estariam na casa de Mateus os amigos dele, publicanos e pecadores, pessoas que eram do convívio dele.

 

Os religiosos vendo de fora julgavam a Jesus dizendo que Ele comia com pecadores, e com isso, segundo a tradição dos judeus daquela época, se tornavam iguais aos pecadores que entravam em suas casas.

 

Jesus vai afirmar que os doentes que precisam de médico. Assim todos nós estamos “doentes” pelo pecado, e por isso morremos (Romanos 3.23; 6.23). Dessa forma, apenas aqueles que reconhecem que estão errados que podem receber de Jesus o perdão e a justificação.

 

Por isso, que Deus espera receber de nós misericórdia e não sacrifícios, porque sacrifícios são a base de toda religião para serem aceitos pelos deuses ou Deus, enquanto que misericórdia remete a uma nova identidade dado por Deus pela fé em Jesus que resulta em ter misericórdia (Mateus 5.7; 43-48).

 

Oração: Pai, em nome de Jesus, que possamos ter misericórdia e não oferecer sacrifícios religiosos para Ti, para que expressemos o que somos em Cristo, Teus filhos. Amém!

 

Texto e vídeo: Thiago Vicente*

 

*Thiago Vicente (Instagram: @thigvi) é o idealizador e fundador do MENSAGEM DIÁRIA, Pastor, Reverendo, Teólogo, Professor de Educação Física, Personal Trainer, Especialista em Fisiologia do Exercício, Mestre com “aprovação com louvor” na área de Bíblia, plantador de igrejas, casado há 12 anos e tem duas filhas.

 

[1] Nova Versão Internacional. (2001). (Mt 9.11–13). São Paulo: Sociedade Bíblica Internacional.