DIA 55 – Siga Jesus

Mateus 9.9b (NVI):  “[…] Siga-me […]”.

 

Prosseguimos com todas as palavras de Jesus na Bíblia, no capítulo 9 de Mateus, no episódio de Jesus e do apóstolo Mateus.

 

Nesse episódio, Jesus na cidade de Cafarnaum, depois que Jesus saiu provavelmente da casa de Pedro, na qual tinha curado o paralítico, Cristo estava passando por uma coletoria. Uma coletoria, era uma alfândega, um lugar onde se pagava o imposto sobre mercadorias, esse especialmente deveria ficar na parte litorânea, e era responsável pela via internacional da Síria e do Egito.

 

Mateus era um funcionário público de Roma, apesar de ser judeu, era um cobrador de impostos. Nesse cargo, ele era responsável por escrever e guardar registros, e provavelmente sabia mais de uma língua, e sua posição não deveria ser de publicano chefe (cobrador de impostos) daquele local, como era Zaqueu na cidade de Jericó (Lucas 19.1).

 

No entanto, essa profissão de coletor de impostos não era bem-vista pelos judeus na época. Era uma pessoa que extorquia dinheiro para cobrar impostos usando até da violência, e ainda fraudava relatórios de pagamentos para Roma, além de pedir suborno. Sua profissão diante dos judeus era considerados pessoas que não poderiam se arrepender, e por isso eram considerados pecadores, como também eram as prostitutas.

 

No entanto, Jesus apenas passa pelo local que Mateus estava trabalhando e usa apenas duas palavras para que Mateus abandonasse tudo e começasse a seguir Ele, Jesus: Segue-me. Essa palavra era usada pelos rabinos judeus no momento em que escolhiam discípulos entre os jovens judeus que eram dignos, e haviam passado por uma série de provas orais, entre muitos outros jovens, indicando que esse era apto para se tornar igual ao seu mestre rabino, e assim um futuro mestre e rabino.

 

Dessa forma, Jesus convida a todos, primeiramente a abandonar tudo, e faze-Lo SENHOR de nossas vidas, para depois aprendermos com Ele, e assim também se tornar MESTRE, e assim sermos capazes de reproduzir as mesmas ações que Cristo fez aqui na terra agradando 100% ao Pai Celeste.

Oração: Pai em nome de Jesus, eu me entrego a Ti por completo, abandonando tudo para que JESUS seja meu único SENHOR e MESTRE, e para que eu reproduza as ações de Jesus agora aqui na terra pela fé que tenho Nele. Amém!

 

Texto e vídeo: Thiago Vicente*

 

*Thiago Vicente (Instagram: @thigvi) é o idealizador e fundador do MENSAGEM DIÁRIA, Pastor, Reverendo, Teólogo, Professor de Educação Física, Personal Trainer, Especialista em Fisiologia do Exercício, Mestre com “aprovação com louvor” na área de Bíblia, plantador de igrejas, casado há 12 anos e tem duas filhas.