DIA 54 – Fé que cura

Mateus 9.4b-6 (NVI):  “Por que vocês pensam maldosamente em seu coração? Que é mais fácil dizer: ‘Os seus pecados estão perdoados’, ou: ‘Levante-se e ande’? Mas, para que vocês saibam que o Filho do homem tem na terra autoridade para perdoar pecados” […] “Levante-se, pegue a sua maca e vá para casa”.[1]

 

Terminamos, nessa mensagem, o episódio do paralítico que é curado por Jesus, segundo o Evangelho de Mateus.

 

Logo após Jesus ter perdoado os pecados do paralítico pela ação dos amigos de irem ao encontro de Jesus, os religiosos começam a reclamar. Sempre pessoas religiosas se opõe a verdadeira ação de Deus, e nada podem fazer para salvar qualquer pessoa que seja.

 

Os religiosos afirmam que Jesus estava blasfemando, ensinando uma heresia, do qual Jesus perdoava pecados. Isso porque não sabiam, ou não queriam acreditar que Jesus é Deus encarnado em forma de homem.

 

E Jesus conhecendo o coração daqueles homens religiosos, que nada podiam fazer para salvar ninguém, desafia-os dizendo que o que era mais fácil fazer dizer que os pecados do paralítico estavam perdoados ou dizer para paralítico para se levantar.

 

Desde aquele tempo, até hoje, a pessoas em geral associam a doença ao pecado, e dessa forma, ao curar o paralítico, Jesus estava demonstrando que Deus havia perdoado os seus pecados. Vemos aqui que a salvação divina é completa e inclui o perdão e a cura.

 

A doença e o pecado são inerentes da vida humana depois que Adão pecou e o pecado passou para toda a humanidade, então, quando qualquer pessoa peca ou fica doente ela não é mais ou menos pecadora que qualquer outra pessoa, porque todos pecaram e estão destituídos da glória de Deus (Romanos 3.23).

 

Mas ao declarar para o paralítico para levantar-se, tomar a sua maca e ir para sua casa, o homem levanta pela fé, e toda multidão dava glórias a Deus em alta voz.

 

Oração: Pai em nome de Jesus eu sei que ao perdoar os meus pecados, o SENHOR, também me cura, e que da mesma forma que tenho eu ir até Ti sabendo que o SENHOR me perdoa pelo que Cristo fez na cruz, saindo da confissão sabendo eu sou perdoado, da mesma forma vou até Ti, quando estou doente, sabendo que o SENHOR já me deu a cura, que experimento em minha vida pela fé em Jesus. Amém.

 

Texto e vídeo: Thiago Vicente*

 

*Thiago Vicente (Instagram: @thigvi) é o idealizador e fundador do MENSAGEM DIÁRIA, Pastor, Reverendo, Teólogo, Professor de Educação Física, Personal Trainer, Especialista em Fisiologia do Exercício, Mestre com “aprovação com louvor” na área de Bíblia, plantador de igrejas, casado há 12 anos e tem duas filhas.

[1] Nova Versão Internacional. (2001). (Mt 9.4–6). São Paulo: Sociedade Bíblica Internacional.