DIA 47 – Fé que move montanhas

Mateus 8.10b-12 (NVI): “[…] Digo-lhes a verdade: Não encontrei em Israel ninguém com tamanha fé. 11 Eu lhes digo que muitos virão do oriente e do ocidente, e se sentarão à mesa com Abraão, Isaque e Jacó no Reino dos céus. 12 Mas os súditos do Reino serão lançados para fora, nas trevas, onde haverá choro e ranger de dentes”.

 

Prosseguimos com episódio do centurião romano e Jesus, segundo o Evangelho de Mateus.

 

Como vimos na mensagem anterior, Jesus afirmou para o centurião que iria até a casa dele para curar seu servo que estava terrivelmente doente. No entanto, a resposta do centurião foi surpreende. Ele disse para Jesus que Ele não precisaria ir à sua casa, mas apenas liberar uma palavra, que seu servo seria curado.

 

Isso devido o centurião também ser uma autoridade, no caso civil e militar sobre cem soldados, e quando dava uma ordem esses obedeciam. Da mesma forma, ele diz para Jesus, como uma autoridade espiritual, era só liberar a palavra que o milagre iria acontecer.

 

Jesus fica admirado com a resposta do centurião, e diz que nem mesmo entre os judeus encontrou uma fé como essa. Uma fé religiosa não pode salvar pois crê em suas qualidades, em seus méritos, em suas obras para salvação.

 

Uma fé que move montanhas está baseada unicamente na onipotência de um Deus que sempre quer salvar através de Jesus. Portanto, essa fé não parte da minha capacidade, que é o que a religião se baseia em suas obras, mas da capacidade infinita de Deus fazer o milagre pro causa do seu amor incondicional demonstrado na vida de Jesus.

 

Repare, que Jesus vai afirmar, que quem tem essa fé religiosa, como os judeus do tempo de Jesus, não entrariam no céu, enquanto que outras pessoas de todos os lugares da terra (os não judeus, gentios), que tem uma fé viva e experimental em Jesus, entraram no céu junto com Abraão, Isaque e Jacó.

 

Oração: Pai em nome de Jesus, eu quero me arrepender de uma fé religiosa, baseada na minha capacidade e obras, para uma fé baseada na Nova Aliança em Jesus que pode todas as coisas no Deus do impossível. Amém!

 

Texto e vídeo: Thiago Vicente*

 

*Thiago Vicente (Instagram: @thigvi) é o idealizador e fundador do MENSAGEM DIÁRIA, Pastor, Reverendo, Teólogo, Professor de Educação Física, Personal Trainer, Especialista em Fisiologia do Exercício, Mestre com “aprovação com louvor” na área de Bíblia, plantador de igrejas, casado há 12 anos e tem duas filhas.