DIA 46 – JESUS INDO

Mateus 8.7b (NVI): “[…] Eu irei curá-lo”.

 

Continuamos apenas com as palavras de Jesus na Bíblia. E aqui estamos no episódio de Jesus e do centurião romano.

 

Da mesma forma que vimos no relato anterior, em que Jesus cura um leproso, mais uma vez temos a revelação exata de quem é Deus e de qual é a Sua vontade.

 

Jesus é a expressão exata de quem é Deus, por ser o Deus na forma de ser humano, e porque ninguém conhecia plenamente a Deus até que Jesus nos revelou (Hebreus 1.3; Mateus 1.23; João 1.14).

 

O centurião aproxima-se de Jesus, vai até Jesus para pedir ajuda (Mateus 8.5-6). E Jesus mostra-se totalmente prestativo não apenas para ir com ele, mas dizendo que iria com ele para curá-lo.

 

O interessante é que no grego koine, o texto original da Bíblia do Novo testamento, está escrito assim, literalmente: “Eu indo curarei ele”. Ou seja, está no português no o verbo “ir” está no gerúndio, enquanto que no grego o verbo está no particípio do aoristo. Isso indica uma ação que começou e não acabou em português, por isso a tradução para português literal está no gerúndio.

 

Com isso, vemos que que Jesus está indo, não acabou a ação. Cristo sempre está indo ao socorro, daqueles que se achegam a Ele para um milagre. Tudo o que precisa nos motivar é o que motivou o centurião romano: o amor, a compaixão, dele pelo servo da sua casa, que era como um filho, que estava sofrendo terrivelmente em casa paralisado.

 

Muitas pessoas dizem: “Se Deus quiser Ele vai curar”. Mas aqui no texto Jesus é específico e diz que iria curá-lo. A palavra no grego para curar é a palavra “therapeuo” que vem a nossa palavra no português para “terapia”, e significa no grego bíblico primeiramente “curar”, antes de apenas “tratar” a doença esperando que seja curada.

 

Tudo que Jesus precisa para ir, indo para sempre para sua vida sua casa, é ser convidado pela fé que é motivada pelo amor.

 

Oração: “Pai em nome de Jesus, eu creio que o SENHOR em Cristo nos revelou que quer sempre SALVAR, CURAR, LIBERTAR, PERDOAR, ABENÇOAR, e com isso recebo mediante fé agora esse milagre pela Sua graça. Amém! (1Pedro 2.24; 2Coríntios 1.20; Efésios 2.8-10; 2Pedro 1.3; Efésios 1.3; Romanos 8.32).

 

Texto e vídeo: Thiago Vicente*

 

*Thiago Vicente (Instagram: @thigvi) é o idealizador e fundador do MENSAGEM DIÁRIA, Pastor, Reverendo, Teólogo, Professor de Educação Física, Personal Trainer, Especialista em Fisiologia do Exercício, Mestre com “aprovação com louvor” na área de Bíblia, plantador de igrejas, casado há 12 anos e tem duas filhas.